Acontece

Coordenador da Divisão de Sistemas (DS) da UFU participa da mesa de abertura do VIII Enarquifes na UFMG

VIII Enarquifes – Encontro Nacional de Arquivistas das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES).
por Fabiano
Publicado: 08/10/2025 - 10:06
Última modificação: 08/10/2025 - 11:33

O coordenador da Divisão de Sistemas (DS) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Fabiano Alves, foi um dos convidados da mesa de abertura do VIII Enarquifes – Encontro Nacional de Arquivistas das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES).
O evento está sendo realizado de 6 a 10 de outubro de 2026, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, e tem como tema central “Preservando o legado: integrando o passado com novas tendências arquivísticas para garantir um futuro seguro.”

Durante sua participação, Fabiano apresentou os trabalhos desenvolvidos pela UFU nos últimos anos, voltados à integração dos sistemas legados com foco na preservação e gestão documental, destacando cenários, casos e soluções tecnológicas que têm impulsionado a eficiência institucional.

O coordenador enfatizou ainda a importância da integração entre a Tecnologia da Informação (TI) e a área arquivística, reforçando que a colaboração entre esses campos é essencial para assegurar a autenticidade, integridade e preservação de documentos digitais.

“O documento arquivístico é o resultado de uma ação e está diretamente vinculado à atividade e ao contexto que o originaram. Ele deve manter uma relação orgânica com os documentos anteriores e subsequentes da mesma atividade, de forma incremental. A legislação vigente orienta a identificação, classificação, organização e preservação documental. Nosso trabalho busca assegurar a manutenção da forma fixa e do conteúdo estável dos documentos produzidos no ecossistema da UFU, preservando sua validade e integridade jurídica no ambiente digital”, destacou Fabiano.

Inspirado nos estudos do Projeto InterPARES 3, Fabiano Alves destacou também as etapas em desenvolvimento para a identificação e materialização de documentos arquivísticos gerados nos sistemas legados da instituição, garantindo sua integridade, veracidade e autenticidade.
O processo contempla as seguintes etapas: identificação do contexto de produção, análise diplomática, extração de metadados, relação orgânica, materialização, autenticação, validação e preservação documental.

O Enarquifes é um evento de referência nacional que reúne profissionais, pesquisadores e gestores da área de Arquivologia das IFES, promovendo o compartilhamento de experiências, desafios e inovações voltadas à preservação do patrimônio documental e digital das universidades públicas brasileiras. https://www.arquifes.com.br/viii-enarquifes/

Preservação Digital