Acontece

Equipamento adquirido pelo Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação vai garantir mais segurança aos dados da UFU

Smart Row, como é chamado, já está em operação
por Gustavo Henrique Ribeiro Magalhães
Publicado: 17/07/2025 - 08:02
Última modificação: 17/07/2025 - 08:02

Desde março deste ano, entrou em operação no Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação da Universidade Federal de Uberlândia (Ctic/UFU) um novo equipamento que vai proporcionar mais segurança aos sistemas da UFU. Trata-se do Smart Row, que se traduzido para o português seria coluna inteligente.

Para imaginá-lo podemos associá-lo a um armário enorme para abrigar os equipamentos que armazenam os dados, só que com climatização e energia de precisão, 100% monitorado, garantindo um funcionamento ininterrupto. Com o novo equipamento, a Instituição diminui seu tempo de parada, desta forma, conseguindo uma redução de tempo operacional de cerca de 27% de economia. Além de garantir muito mais estabilidade, o novo equipamento trouxe um salto significativo em segurança e confiabilidade.

Para instalação do novo equipamento foram necessários dois meses de planejamento e 48 horas de parada em todo sistema da UFU, que aconteceu durante o período do carnaval. “Basicamente foi um final de semana inteiro a gente trabalhando, migrando os equipamentos, desligando, limpando, montando da melhor forma, dentro do smart row. A gente teve que desmontar toda a estrutura de TI da universidade para fazer a migração”, explica Vitor Campos, diretor de Infraestrutura e Suporte da UFU.

“É uma evolução de uma estrutura que a gente tem, que é a estrutura de Hack”, explica o analista, Augusto Soares. E acrescenta: “eu tenho uma coluna que é só ar-condicionado, eu tenho uma coluna que é só eletricidade e eu tenho outras duas colunas que são para a computação, onde ficam os servidores e outra para estrutura de rede”.

Para entrar na sala, onde fica a “caixa mágica” como é conhecida no setor, a segurança foi reforçada com porta de aço anti-incêndio, monitoramento, por meio de câmeras dentro das salas e nos corredores, sistema de alarme e até acesso via biometria facial.

Smart Row, este Hack inteligente, armazena todos os sistemas da universidade. “100% da universidade roda ali dentro, hoje”, ressalta Eduardo Rolim, coordenador da divisão de redes.

Os recursos, na ordem de R$ 3,5 mi, provenientes para aquisição do equipamento que foi importado dos Estados Unidos, vieram do Programa Dinheiro de Minas, por meio de um Termo de Ajuste de Conduta com a empresa Vale do Rio Doce. “Hoje temos dois grandes Smart Row aqui no Santa Mônica e no Umuarama e outro menor no Glória. A UFU hoje é uma das poucas universidades a ter esta tecnologia”, explica Vitor campos.

De acordo com Romualdo Mathias Filho, coordenador da Divisão de Suporte, “a aquisição do Smart Row visa garantir o funcionamento ininterrupto, aumentando a possibilidade dos nossos serviços, impedindo ou mitigando possíveis falhas que causam interrupção dos serviços”, destaca. O equipamento é quase todo redundante, com duas fontes de energia, dois ares-condicionados e dois sistemas de incêndio. “Antes, quando tinha uma parada, nós tínhamos que vir par cá para ajustar, agora, ele mesmo se autorregula”, explica Mathias.

De acordo com Maurício Cunha Escarpinati, diretor do Ctic, para finalizar ainda falta a aquisição de dois geradores para o campus Santa Mônica e outros dois para o campus Umuarama, “Aí a gente vai estar com o projeto completo”, ressalta. Escarpinati ainda ressaltou o trabalho da equipe, durante a instalação do novo equipamento: “Apesar da limitação pessoal que nós temos, a equipe tem trabalhado com afinco e dedicação para manter o nome da UFU e prestar para todos os nossos colaboradores e comunidade universitária, de uma forma em geral, um serviço de internet de qualidade e com confiança”.

Confira, abaixo, a entrega do equipamento.

Tópicos: