Acontece

Exclusão Automática de Grupos Inativos no Microsoft Teams

Exclusão Automática de Grupos Inativos no Microsoft Teams
por Gustavo Henrique Ribeiro Magalhães
Publicado: 12/03/2025 - 13:18
Última modificação: 12/03/2025 - 14:32

O Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) informa que grupos do Microsoft Teams que permanecerem inativos por um período de 365 dias serão automaticamente excluídos, juntamente com todo o seu conteúdo.

🎯 Objetivo

Esse processo faz parte de uma política de gerenciamento da plataforma e tem como objetivo:

  • Reduzir a quantidade de grupos e arquivos sem utilização;
  • Liberar espaço de armazenamento institucional;
  • Facilitar a administração e o gerenciamento dos recursos tecnológicos.

⚠ O que é considerado inatividade?

Se um grupo não registrar nenhuma atividade ao longo de 365 dias consecutivos, ele será considerado inativo.

Grande parte dos grupos identificados hoje já estão com 0 membros ou apenas 1 pessoa, indicando que não estão sendo mais utilizados.

💡 O que fazer para evitar a exclusão?

Se o grupo ainda for necessário, basta realizar qualquer interação dentro do Microsoft Teams, como:

  • 💬 Enviar mensagens;
  • 📎 Compartilhar arquivos;
  • 📅 Iniciar reuniões.

Essas ações garantirão que o grupo permaneça ativo.

📩 Caso tenha dúvidas ou precise de mais informações, entre em contato com o CTIC pelo nosso canal de atendimento:

www.atendimento.ufu.br

CTIC - Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação

DSU - Divisão de Suporte ao Usuário

Tópicos: