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Tecnologia da Informação e Comunicação

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Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação

Página 1 - Impressa em 10/06/2025 às 00:30:24

E-mail

Como solicitar o serviço:

Para solicitar o serviço é preciso ter algum vínculo com a Instituição “UFU”.

  • Aluno: Após a admissão na instituição, o aluno tem o direito de utilizar um e-mail institucional (@ufu.br). Para ativar este serviço, é necessário que o aluno esteja ciente do número de matrícula atribuído durante o processo de cadastro. A criação do e-mail institucional pode ser realizada através do acesso ao site https://idufu.ufu.br, onde serão solicitadas algumas informações para o devido preenchimento.

    Em caso de dúvidas ou necessidade de orientações durante o processo, um tutorial completo está disponível, oferecendo um guia passo-a-passo para facilitar a ativação do e-mail institucional. O tutorial pode ser consultado em:

                   Procedimentos para a criação de E-mail @ufu.br institucional para discentes — Sistemas UFU v0.0.29 documentation

Descrição do serviço:
  •  E-mail é um método que permite compor, enviar e receber mensagens através de Sistemas Eletrônicos de Comunicação. O termo “e-mail ”é aplicado aos sistemas que utilizam a Internet e que são baseados nos Protocolos POP3, IMAP e SMTP.
Quem pode solicitar o serviço:
  • Alunos;
  • Docentes;
  • Funcionários com vínculo fundacional e terceirizado;
  • Técnicos Administrativos.
Requisitos necessários: Tempo de execução do serviço:
  • Entre 1 e 3 meses é o tempo estimado para a prestação destes serviços.
  • O serviço para contas administrativas leva em torno de 2 a 7 dias para realizar o procedimento.
Legislações:

Público-alvo: Docente, Estudante, Fundação, Órgão Administrativo, Tercerizado, Técnico Administrativo, Unidade Acadêmica / Especial

Serviços relacionados:

Setor responsável:

Diagrama do processo:
Processo de Criação de E-mail
Criação E-mail


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Página 2 - Impressa em 10/06/2025 às 00:30:24

E-mail

Como solicitar o serviço:
  • Docente / Técnico Administrativo : A criação do e-mail institucional destinado aos servidores da UFU com matrícula SIAPE (Técnicos e Docentes) só será liberada após a conclusão do cadastro do SIAPE na base interna da Universidade. Para efetuar esse processo, o usuário deve acessar o site https://idufu.ufu.br/.

Tutorial 

Procedimentos para a criação de E-mail @ufu.br institucional para servidores ativos e aposentados — Sistemas UFU v0.0.29 documentation

Descrição do serviço:
  •  E-mail é um método que permite compor, enviar e receber mensagens através de Sistemas Eletrônicos de Comunicação. O termo “e-mail ”é aplicado aos sistemas que utilizam a Internet e que são baseados nos Protocolos POP3, IMAP e SMTP.
Quem pode solicitar o serviço:
  • Alunos;
  • Docentes;
  • Funcionários com vínculo fundacional e terceirizado;
  • Técnicos Administrativos.
Requisitos necessários: Tempo de execução do serviço:
  • Entre 1 e 3 meses é o tempo estimado para a prestação destes serviços.
  • O serviço para contas administrativas leva em torno de 2 a 7 dias para realizar o procedimento.
Legislações:

Público-alvo: Docente, Estudante, Fundação, Órgão Administrativo, Tercerizado, Técnico Administrativo, Unidade Acadêmica / Especial

Serviços relacionados:

Setor responsável:

Diagrama do processo:
Processo de Criação de E-mail
Criação E-mail


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Página 3 - Impressa em 10/06/2025 às 00:30:24

E-mail

Como solicitar o serviço:
  • Fundação / Terceirizado: Para os servidores das Fundações ou Terceirizado, é necessário que o Diretor responsável formalize o cadastro da Matrícula SG e inicie o processo no SEI - Sistema Eletrônico de Informações (https://www.sei.ufu.br/). No SEI, utilize a Base de Conhecimento e faça uma pesquisa por palavras-chave como "SECDIRAP" e "ENTER". Em seguida, clique na função específica: Cadastro (Terceirizado e Fundacionais) para acessar o formulário de cadastro de e-mail institucional e usuário SEI.

    Após a conclusão desse cadastro no SEI, o servidor torna-se responsável por criar o seu e-mail institucional @ufu.br. Para isso, utilize o site: https://idufu.ufu.br/.

Tutorial 

Procedimentos para a criação de E-mail @ufu.br institucional para Terceirizados — Sistemas UFU v0.0.29 documentation

Descrição do serviço:
  •  E-mail é um método que permite compor, enviar e receber mensagens através de Sistemas Eletrônicos de Comunicação. O termo “e-mail ”é aplicado aos sistemas que utilizam a Internet e que são baseados nos Protocolos POP3, IMAP e SMTP.
Quem pode solicitar o serviço:
  • Alunos;
  • Docentes;
  • Funcionários com vínculo fundacional e terceirizado;
  • Técnicos Administrativos.
Requisitos necessários: Tempo de execução do serviço:
  • Entre 1 e 3 meses é o tempo estimado para a prestação destes serviços.
  • O serviço para contas administrativas leva em torno de 2 a 7 dias para realizar o procedimento.
Legislações:

Público-alvo: Docente, Estudante, Fundação, Órgão Administrativo, Tercerizado, Técnico Administrativo, Unidade Acadêmica / Especial

Serviços relacionados:

Setor responsável:

Diagrama do processo:
Processo de Criação de E-mail
Criação E-mail


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Página 4 - Impressa em 10/06/2025 às 00:30:24

Instalação de Software

Como solicitar o serviço:

A instalação de software é solicitada atavés de uma Ordem de Serviço (OS). É necessário informar na descrição qual software deve ser instalado no equipamento, e caso necessite de uma licença de uso, é de suma importância anexar na descrição da OS o arquivo de licença de uso do software.

O CTI/UFU não realiza instalação de softwares sem licença de uso, repeitando a Lei 9.609/98 que estabelece que a violação de direitos autorais de programas de computador é crime, punível com pena de detenção de 6 meses a 4 anos e multa, além de ser passível de ação cível indenizatória.

Descrição do serviço:

Trata-se de um processo por meio do qual todos os arquivos necessários são colocados em um computador para que o programa (por exemplo, sistema operacional, driver de dispositivo, software aplicativo, módulo de extensão, patch, etc.), possa ser executado. Tais computadores podem ser smartphones, computadores, servidores, etc. No entanto, o termo "instalação" também é usado quando os arquivos colocados na máquina não são necessários para viabilizar a execução de um programa específico, e a instalação dos mesmos é apenas uma das maneiras de se armazenar e gerenciar os arquivos pelo usuário. 

Quem pode solicitar o serviço:
  • Docentes;
  • Funcionários Terceirizados;
  • Técnicos Administrativos;
  • Unidades Acadêmicas.
Requisitos necessários: Tempo de execução do serviço:

Após abertura da OS, a mesma deverá ser atendida em até 24 horas.

Legislações:

Público-alvo: Docente, Órgão Administrativo, Tercerizado, Técnico Administrativo, Unidade Acadêmica / Especial

Serviços relacionados:

Setor responsável:

Diagrama do processo:
InstalçaãoSoftware


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Página 5 - Impressa em 10/06/2025 às 00:30:24

Acesso Administrador - Unidade Acadêmica

Como solicitar o serviço:
  1. Solicitante abre o processo SEI:
    • Tipo: Documentação e Informação: Assistência Técnica Informática;
    • Anexa o Termo de Responsabilidade preenchido;
    • Define o processo como RESTRITO - Controle Interno.
  2. Diretor da Unidade assina o termo:
    • A assinatura é obrigatória para validação da solicitação.
  3. Envio ao CTIC:
    • O processo é encaminhado para análise técnica do CTIC.
  4. Análise do CTIC:
    • Verificação de preenchimento correto e documentação;
    • Em caso de erro ou falta de informação, o processo será devolvido para ajustes.
  5. Abertura de Chamado Interno:
    • O CTIC registra um chamado no atendimento.ufu.br para proceder com a liberação.
  6. Procedimentos Internos:
    • Registro do termo em repositório interno (SharePoint);
    • Liberação da senha de BIOS para o responsável.
  7. Conclusão do Processo:
    • Atualização do processo SEI;
    • Encaminhamento ao solicitante e arquivamento.
Descrição do serviço:

O processo de solicitação de acesso administrativo é destinado exclusivamente às unidades acadêmicas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Esta concessão é realizada pelo Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), órgão máximo de TI da instituição, e implica na transferência da responsabilidade pela gestão dos equipamentos ao solicitante.

Importante: Este é um procedimento especial, que deve ser seguido de forma rigorosa, com preenchimento correto e completo de todos os documentos.

Quem pode solicitar o serviço:
  • Diretor Unidade Acadêmica 
  • Docente 
  • Técnico Laboratório
Requisitos necessários:
  • Abertura de um processo no SEI (Sistema Eletrônico de Informações).
  • Anexação do Termo de Responsabilidade de Senha e Usuário CTIC (disponível no SEI).
  • Assinatura do Responsável pelo Equipamento e do Diretor da Unidade Acadêmica.
  • Preenchimento rigoroso de todos os campos do Termo. Erros ou omissões resultarão na devolução do processo para correção.
Tempo de execução do serviço:
  • 5 a 10 dias para atendimento da solicitação.
Legislações:

Público-alvo: Docente, Unidade Acadêmica / Especial

Serviços relacionados:

Setor responsável: Setor de Suporte Santa Mônica

Diagrama do processo:
Acesso Administrador - Unidade Acadêmica
Acesso Adiministrador


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Página 6 - Impressa em 10/06/2025 às 00:30:24

Atualização de Bibliotecas

Como solicitar o serviço: Descrição do serviço:

Realizar a atualização das bibliotecas de softwares sempre que uma necessidade for identificada.

Mapas de Processos Internos da Divisão de Sistemas

Quem pode solicitar o serviço: Requisitos necessários: Tempo de execução do serviço: Legislações:

Público-alvo: Órgão Administrativo

Serviços relacionados:

Setor responsável: Divisão de Sistemas

Diagrama do processo:
Processo: Atualização de Bibliotecas


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Página 7 - Impressa em 10/06/2025 às 00:30:24

Configuração de Impressoras

Como solicitar o serviço:
  • Solicitande deve realizar abertura de uma Ordem de Serviço através do endereço https://atendimento.ufu.br, selecionando a opção desejada e descrevendo o mais detalhado possível para que os técnicos possam atuam com uma maior efetividade durante o atendimento.

 

  •  É necessário a abertura de UMA Ordem de Serviço para CADA equipamento PATRIMONIADO.
  • Esse tipo de atendimento refere-se à instalação e/ou remanejamento de local das impressoras novas ou usadas. No caso de compartilhamento de impressoras que já estejam instaladas, selecione na opção “Problemas:” o item “COMPARTILHAMENTO DE PASTAS E/OU IMPRESSORAS”.
  • No caso de manutenção de impressoras, o serviço da Divisão de Suporte do CTI limita-se apenas a
    reconfigurar, reinstalar drivers, troca de toners/cartuchos e identificar defeitos físicos
  • Durante o atendimento, se for identificado algum defeito físico na impressora, o usuário será orientado a encaminhá-la à DIMAN e passar pela devida manutenção de HARDWARE, que é de responsabilidade desse setor.
  • Preencha corretamente todos os dados abaixo, pois qualquer erro ou falta de informação poderá impossibilitar o atendimento da Ordem de Serviço. 
  • Para a otimização do atendimento, a Descrição do problema deverá ser feita da maneira mais detalhada possível.

 

Descrição do serviço:

Periféricos de Entrada e Saída – enviam/recebem informação para/do computador (monitor touchscreen, drive de DVD, impressoras). Periféricos de Armazenamento – armazenam os dados do computador.

Quem pode solicitar o serviço:
  • Docentes
  • Técnicos Administrativos
  • Terceirizados
Requisitos necessários: Tempo de execução do serviço: Legislações:

Público-alvo: Docente, Fundação, Órgão Administrativo, Tercerizado, Técnico Administrativo

Serviços relacionados:

Setor responsável:

Diagrama do processo:
Instalação Impressora
Instalação Impressora


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Página 8 - Impressa em 10/06/2025 às 00:30:24

Desenvolvimento de Websites

Como solicitar o serviço:

O responsável pelo órgão solicitante (Diretor da Unidade ou Coordenador do Programa de Pós-graduação), envia Ofício (através do Sistema Eletrônico de Informações), para o Diretor do CTIC/UFU, formalizando a solicitação de desenvolvimento de novo website e justificando a necessidade da criação do site, além de informar os dados (nome, e-mail institucional pessoal e telefone), do(s) servidor(es) que ficará(ão) responsável(is) pelo site.

Descrição do serviço:

O desenvolvimento de websites institucionais é realizado mediante padrões adotados pelo CTIC/UFU, bem como práticas que estão de acordo com as legislações vigentes e planejamentos institucionais - Plano Institucional de Desenvolvimento e Expansão (PIDE), e Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) ou excepcionalmente autorizados pelo Comitê de Governança Digital (CGD).

O órgão solicitante é o encarregado de providenciar e atualizar o conteúdo do site. Para isso, o CTIC/UFU fornece treinamentos aos responsáveis pela gestão e manutenção dos conteúdos, conforme designados pelo responsável em cada órgão da Instituição.

Quem pode solicitar o serviço:

O responsável pelo órgão solicitante (por exemplo: Diretor da Unidade ou Coordenador do Programa de Pós-graduação).

Requisitos necessários:

Adoção da padronização vigente para websites institucionais.

Tempo de execução do serviço:

As demandas são executadas em ordem cronológica, respeitadas as datas das solicitações e ainda de acordo com a disponibilidade da equipe da Divisão de Websites para atendimento das mesmas.

Legislações: Instrução Normativa Nº 8, de 27 de novembro de 2018. Órgão: Presidência da República/Secretaria-Geral

Público-alvo: Docente, Estudante, Órgão Administrativo, Técnico Administrativo, Unidade Acadêmica / Especial

Serviços relacionados: Manutenção de Websites, Portal de Eventos UFU

Setor responsável: Divisão de Websites

Diagrama do processo:
Diagrama do processo: Desenvolvimento de Websites
Desenvolvimento de Websites


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Página 9 - Impressa em 10/06/2025 às 00:30:24

Extração de Dados

Como solicitar o serviço: Descrição do serviço:

Extrair dados para atendimento das necessidades da instituição prezando pelo cumprimento dos requisitos de proteção de dados

Mapas de Processos Internos da Divisão de Sistemas

Quem pode solicitar o serviço: Requisitos necessários: Tempo de execução do serviço: Legislações:

Público-alvo: Órgão Administrativo, Unidade Acadêmica / Especial

Serviços relacionados:

Setor responsável: Divisão de Sistemas

Diagrama do processo:
Processo: Extração de Dados


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Página 10 - Impressa em 10/06/2025 às 00:30:24

Fixar Endereço IP

Como solicitar o serviço:

A solicitação deverá ser realizada por meio de uma Ordem de Serviço (OS). 

Descrição do serviço:

Endereço de Protocolo da Internet (Endereço IP), do inglês Internet Protocol address (IP address), é um rótulo numérico atribuído a cada dispositivo (computador, impressora, smartphone etc.) conectado a uma  rede de computadores que utiliza o Protocolo Internet para comunicação. Um endereço IP serve para duas funções principais:  identificação de interface de hospedeiro ou de rede e endereçamento de localização.

Quem pode solicitar o serviço:
  • Docente;
  • Estagiários;
  • Funcionários Terceirizados; 
  • Técnicos Administrativos.
Requisitos necessários:
  • Faz-se necessário ter disponibilidade de um ponto de rede no local para que possa utilizar a rede UFU.
Tempo de execução do serviço:
  • Entre 2 a 4 dias para o atendimento da demanda.
Legislações:

Público-alvo: Docente, Estudante, Órgão Administrativo, Tercerizado, Técnico Administrativo

Serviços relacionados:

Setor responsável:

Diagrama do processo:
Endereço IP
Fixar Endereço IP


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Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação

Página 11 - Impressa em 10/06/2025 às 00:30:24

Formatação de Equipamentos

Como solicitar o serviço:

Formatação Equipamento

  • Quando o equipamento é identificado com problemas no sistema operacional, o mesmo deve ser encaminhado para qualquer unidade do CTI (de acordo com a localização da máquina), para que possa ser realizada a formatação, se for caso, mediante abertura prévia de uma Ordem de Serviço no sistema https://atendimento.ufu.br. Após o registro da O.S, o solicitante deve encaminhar o equipamento ao CTI.
  • Obs: O backup é de inteira responsabilidade do solicitante da demanda.
Descrição do serviço:

A formatação é um dos principais serviços prestados pela Divisão de Suporte ao Usuário do CTIC/UFU. Trata-se do procedimento de exclusão total dos dados do disco rígido do equipamento com o objetivo de reinstalar o sistema operacional, garantindo o pleno funcionamento do dispositivo e adequação às normas institucionais.

Este serviço é destinado exclusivamente a microcomputadores, notebooks e netbooks patrimoniados pela UFU, mediante solicitação formal via sistema https://atendimento.ufu.br.

Quem pode solicitar o serviço:
  • Docentes;
  • Estagiários;
  • Técnicos Administrativos.
Requisitos necessários: Tempo de execução do serviço: Legislações:

Público-alvo: Docente, Fundação, Órgão Administrativo, Tercerizado, Técnico Administrativo, Unidade Acadêmica / Especial

Serviços relacionados:

Setor responsável:

Diagrama do processo:
Processo Formatação


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Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação

Página 12 - Impressa em 10/06/2025 às 00:30:24

Formatação de Equipamentos

Como solicitar o serviço:

Formatação Equipamento

  • Quando o equipamento é identificado com problemas no sistema operacional, o mesmo deve ser encaminhado para qualquer unidade do CTI (de acordo com a localização da máquina), para que possa ser realizada a formatação, se for caso, mediante abertura prévia de uma Ordem de Serviço no sistema https://atendimento.ufu.br. Após o registro da O.S, o solicitante deve encaminhar o equipamento ao CTI.
  • Obs: O backup é de inteira responsabilidade do solicitante da demanda.
Descrição do serviço:

Etapas do Processo de Formatação

  1. Abertura da Ordem de Serviço (O.S.):
    • O usuário realiza a solicitação no sistema de atendimento.
  2. Verificação Técnica Inicial:
    • O técnico verifica o histórico do equipamento e, se estiver dentro do prazo de 6 meses da última formatação, orienta o usuário sobre a possibilidade de realizar apenas atualizações ou upgrades.
  3. Envio do Equipamento ao CTIC:
    • O técnico solicita a entrega do equipamento à unidade do CTIC correspondente.
    • O prazo para envio é de até 3 dias úteis após a abertura da O.S. (72 horas). Após esse prazo, a O.S. é encerrada automaticamente.
  4. Recebimento e Avaliação:
    • O equipamento é recebido e avaliado quanto ao seu estado de conservação.
  5. Formatação e Instalação do Sistema Operacional:
    • É realizada a instalação do sistema operacional (Windows 11, conforme compatibilidade e licenciamento).
    • A formatação é feita por meio de imagens padronizadas da UFU, que garantem segurança, padronização e agilidade. Esse processo permite a formatação simultânea de vários equipamentos, otimizando os recursos da equipe técnica. A UFU possui atualmente mais de 35.000 computadores, sendo mais de 4.000 apenas em unidades administrativas, o que exige um processo eficiente e escalável.
  6. Instalação dos Softwares Padrões:
    • O técnico instala os softwares homologados pela UFU, como Office, navegador, antivírus, PDF, etc.
    • Outros softwares específicos, impressoras ou personalizações deverão ser solicitados posteriormente por nova O.S.
  7. Finalização:
    • O equipamento é preparado para devolução.
    • Documentos são anexados à O.S., informando que o equipamento está pronto.
    • O usuário deve comparecer ao CTIC com documento original (ver abaixo).

Observações Adicionais Importantes

  • Durante a instalação do sistema e configuração do ambiente, somente os softwares padronizados pela UFU são incluídos na imagem padrão.
  • Solicitações de softwares adicionais (licenciados ou livres), configurações específicas, impressoras ou personalizações devem ser formalizadas através de nova O.S., após a devolução do equipamento ao usuário.
  • Computadores com Windows 7 ou Windows 8 só poderão receber o Windows 11 mediante aquisição de nova licença via catálogo institucional. Caso não seja adquirida, será instalado o sistema GNU/Linux.

 

Documentos Necessários para Retirada

  • Servidores da UFU: Identidade funcional + RG ou CNH.
  • Alunos/Estagiários: Identidade estudantil + RG ou CNH.
  • Terceirizados: Crachá da empresa terceirizada + RG ou CNH.

Licenciamento e Instalação do Sistema Operacional

  • Equipamentos com licença válida recebem Windows 11.
  • Equipamentos sem licença deverão ter a aquisição providenciada pela direção da unidade via www.sg.ufu.br.
  • Não sendo possível a aquisição, o sistema instalado será o GNU/Linux.

Instalação de Software Licenciado

  • Apenas softwares devidamente licenciados serão instalados.
  • É proibida a instalação de softwares não licenciados, como versões piratas do Windows ou Office.
  • O uso de software irregular pode acarretar consequências legais e comprometer a segurança da instituição.

Locais de Atendimento

  • Santa Mônica: Bloco 1J – Guichê de Atendimento
  • Umuarama: Bloco 2Y – Guichê de Atendimento
  • Pontal: Bloco 1B – Subsolo – Guichê de Atendimento
  • Monte Carmelo: Bloco 1A – Salas 405 e 408
  • Patos de Minas: R. Padre Pavoni, 53-111 - Rosário, Sala 12

Dúvidas e Contato

Em caso de dúvidas ou informações adicionais, entre em contato pelo sistema de atendimento ou via Microsoft Teams.

Quem pode solicitar o serviço:
  • Docentes;
  • Estagiários;
  • Técnicos Administrativos.
Requisitos necessários: Tempo de execução do serviço: Legislações:

Público-alvo: Docente, Fundação, Órgão Administrativo, Tercerizado, Técnico Administrativo, Unidade Acadêmica / Especial

Serviços relacionados:

Setor responsável:

Diagrama do processo:
Processo Formatação


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Página 13 - Impressa em 10/06/2025 às 00:30:24

Gestão de Chamados

Como solicitar o serviço: Descrição do serviço:

Realizar o monitoramento, controle e atendimento dos chamados abertos.

Mapas de Processos Internos da Divisão de Sistemas

Quem pode solicitar o serviço: Requisitos necessários: Tempo de execução do serviço: Legislações:

Público-alvo: Docente, Estudante, Órgão Administrativo, Técnico Administrativo, Unidade Acadêmica / Especial

Serviços relacionados:

Setor responsável: Divisão de Sistemas

Diagrama do processo:
Processo: Gestão de Chamados


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Página 14 - Impressa em 10/06/2025 às 00:30:24

Gestão de Desenvolvimento de Sistemas

Como solicitar o serviço: Descrição do serviço:

Disponibilizar soluções integradas aos sistemas institucionais que atendam às necessidades dos processos de negócios da instituição.

Mapas de Processos Internos da Divisão de Sistemas

Quem pode solicitar o serviço: Requisitos necessários: Tempo de execução do serviço: Legislações:

Público-alvo: Órgão Administrativo

Serviços relacionados:

Setor responsável: Divisão de Sistemas

Diagrama do processo:
Processo: Gestão de Desenvolvimento de Sistemas


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Página 15 - Impressa em 10/06/2025 às 00:30:24

Gestão de Portfólio de Projetos

Como solicitar o serviço: Descrição do serviço:

Analisar e planejar as solicitações de projeto e o acompanhamento da execução do projeto de modo a garantir o cumprimento das metas/ações do PDTIC
vigente.

Mapas de Processos Internos da Divisão de Sistemas

Quem pode solicitar o serviço: Requisitos necessários: Tempo de execução do serviço: Legislações:

Público-alvo: Órgão Administrativo

Serviços relacionados:

Setor responsável: Divisão de Sistemas

Diagrama do processo:
Processo: Gestão de Portfólio de Projetos


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Página 16 - Impressa em 10/06/2025 às 00:30:24

GitHub Acadêmico

Como solicitar o serviço: Descrição do serviço:

GIT é um sistema de controle de versões distribuído, usado principalmente no desenvolvimento de software, mas pode ser usado para registrar o histórico de edições de qualquer tipo de arquivo. O CTIC, parceria com o site github.com, dispõe para a comunidade acadêmica a criação de um ambiente próprio dentro do ambiente github, em que a unidade poderá incluir seus usuários, criar times e administrar sua organização.

Quem pode solicitar o serviço:

Para solicitar este serviço é necessário realizar abertura de uma OS informando o nome da Unidade que será adicionada e um e-mail administrativo para configurar na criação dessa organização.

Requisitos necessários:
  • Docentes
  • Técnicos Administrativo
Tempo de execução do serviço: Legislações:

Público-alvo:

Serviços relacionados:

Setor responsável:

Diagrama do processo:
Fluxo GitHub
Diagrama de Fluxo GitHub


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Página 17 - Impressa em 10/06/2025 às 00:30:24

Implementação da Solução/Sistema

Como solicitar o serviço: Descrição do serviço:

Construir soluções de software que atendam aos requisitos especificados e dentro dos padrões de qualidade de software.

Mapas de Processos Internos da Divisão de Sistemas

Quem pode solicitar o serviço: Requisitos necessários: Tempo de execução do serviço: Legislações:

Público-alvo: Órgão Administrativo

Serviços relacionados:

Setor responsável: Divisão de Sistemas

Diagrama do processo:
Processo: Implementação da Solução/Sistema


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Página 18 - Impressa em 10/06/2025 às 00:30:24

Lista de E-mail

Como solicitar o serviço:
  • Inclusão de e-mail nas listas administrativas: é necessário realizar abertura de Ordem de Seviço (OS), indicando a lista e o e-mail  que deve ser incluído.
  • Exclusão de e-mail de uma determinada lista:  é necessário realizar abertura de uma OS indicando a lista e o e-mail  que deve ser excluído.
  • Criação de Lista: a criação de uma lista é feita por meio da abertura de uma OS, na qual o solicitante deverá indicar o nome da lista (por padrão, todas as listas no final do nome é acrescentado a letra - L). A lista deve suportar e-mails externos à Universidade, e há possbilidade de ser indicado um administrador e/ou moderador, cujos e-mails deverão ser informados pelo solicitante na OS. 
Descrição do serviço:

  O CTI/UFU disponibiliza o serviço de lista de e-mail para melhor divulgação de informações e discussões no âmbito da Instituição. Existem listas que são abertas e comtemplam e-mails que não são @ufu.br, por exemplo, listas para atender demandas de coordenação de ensino que processam e divulgam informações para alunos ou ex alunos. Há também as listas criadas para tratar de assuntos administrativos e que contemplam somente e-mails as própria Instituição.

Quem pode solicitar o serviço:
  • Docentes;
  • Estudantes;
  • Funcionários com vínculo fundacional e terceirizado;
  • Técnicos Administrativos.
Requisitos necessários:

Realizar o preenchimento do formulário na Ordem de Serviço que está disponivél em: https://atendimento.ufu.br

Tempo de execução do serviço: Legislações:

Público-alvo: Docente, Estudante, Fundação, Órgão Administrativo, Tercerizado, Técnico Administrativo, Unidade Acadêmica / Especial

Serviços relacionados:

Setor responsável:

Diagrama do processo:
Lista de E-mail
Processo criação de lista e inclusão e remoção de usuarios


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Página 19 - Impressa em 10/06/2025 às 00:30:24

Manutenção de sistemas

Como solicitar o serviço: Descrição do serviço:

Analisar as solicitações de manutenção de sistemas de modo a garantir a segurança das aplicações, a sua disponibilidade e a sua adaptação às necessidades da instituição.

Mapas de Processos Internos da Divisão de Sistemas

Quem pode solicitar o serviço: Requisitos necessários: Tempo de execução do serviço: Legislações:

Público-alvo: Docente, Estudante, Fundação, Órgão Administrativo, Tercerizado, Técnico Administrativo, Unidade Acadêmica / Especial

Serviços relacionados:

Setor responsável: Divisão de Sistemas

Diagrama do processo:
Processo: Manutenção de Sistemas


Universidade Federal de Uberlândia

Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação

Página 20 - Impressa em 10/06/2025 às 00:30:24

Manutenção de Websites

Como solicitar o serviço:

Um dos responsáveis pelo website, conforme definidos pelo órgão solicitante (Diretor da Unidade Administrativa/Acadêmica ou Coordenador do Programa de Pós-graduação), deve abrir uma solicitação ao CTIC/UFU na categoria "Manutenção em Websites" via Sistema Integrado de Atendimento (SIA), através do link atendimento.ufu.br, descrevendo a solicitação de alteração ou problema a ser corrigido.

Descrição do serviço:

A manutenção de websites institucionais (alterações e correções de bugs), é realizada de acordo com as legislações vigentes e com a padronização dos sites estabelecida pelo CTIC/UFU.

Quem pode solicitar o serviço:

Os responsáveis pelo website, conforme definidos pelo órgão solicitante (Diretor da Unidade ou Coordenador do Programa de Pós-graduação).

Requisitos necessários:

Adoção da padronização vigente para websites institucionais.

Tempo de execução do serviço: Legislações:

Público-alvo: Docente, Estudante, Órgão Administrativo, Técnico Administrativo, Unidade Acadêmica / Especial

Serviços relacionados:

Setor responsável:

Diagrama do processo:

Universidade Federal de Uberlândia

Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação

Página 21 - Impressa em 10/06/2025 às 00:30:24

Monitoramento de Vulnerabilidades

Como solicitar o serviço: Descrição do serviço:

Realizar o monitoramento de vulnerabilidades em sistemas para mitigação dos riscos cibernéticos.

Mapas de Processos Internos da Divisão de Sistemas

Quem pode solicitar o serviço: Requisitos necessários: Tempo de execução do serviço: Legislações:

Público-alvo: Órgão Administrativo

Serviços relacionados:

Setor responsável: Divisão de Sistemas

Diagrama do processo:
Processo: Monitoramento de Vulnerabilidades


Universidade Federal de Uberlândia

Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação

Página 22 - Impressa em 10/06/2025 às 00:30:24

Office 365 A1 /A3

Como solicitar o serviço:
  • Trata-se de um serviço, utilizado por meio de um convênio firmado entre a Microsoft e Instituições Acadêmicas. Para solicitar o serviço é necessário ter um e-mail da Instituição (EX: fulano@ufu.br), e após a criação do e-mail (https://idufu.ufu.br), o usuário deve acessar a Plataforma do Office 365 através do Link:

                          https://www.office.com/

 

Descrição do serviço:

 

ATENÇÃO!!!
Leia antes de continuar

A versão disponível é a Office 365 A1, essa versão SOMENTE concede acesso a plataforma ONLINE, PORTANTO NÃO inclui os aplicativos de área de trabalho do Office, portanto NÃO é possível baixar o pacote office, somente será baixado o OneDrive para sincronização de arquivos.

"Versão online totalmente gratuita do Office com email, videoconferência, integração com o correio de voz, hub personalizado para trabalhos escolares em equipe com o Microsoft Teams, ferramentas de conformidade e proteção de informações." 

A versão do Office 365 A3, ela pode ser baixada e instalado em 5 equipamentos, o método de autenticação e através do e-mail @ufu.br e senha de autenticação na Plataforma da Microsoft, este tipo de licença está disponível apenas para Servidores e Alunos com vínculo 

 

O Office 365 Education é uma compilação de serviços que permite colaborar e compartilhar trabalhos escolares. Atualmente, ele é disponibilizado gratuitamente para professores que trabalham em Instituições Acadêmicas e para alunos que frequentam essas Instituições.

A Microsoft fornecerá inicialmente 100Gb/usuário de armazenamento do OneDrive for Business (Sujeito a alteração da contratada), e todas as aplicações são utilizadas de forma online utilizando o navegador de internet. Estão disponíveis as seguintes aplicações: Word, Excel, PowerPoint, OneNote, Outlook, Teams, OneDrive, entre outros.

Quem pode solicitar o serviço:
  • Licenças A3 
  • Discentes;
  • Docentes;
  • Técnicos Administrativos.

 

  • Licenças A1 
  • Terceirizados;
  • Aposentados;
  • Discentes sem vínculo.
Requisitos necessários: Tempo de execução do serviço: Legislações:

Público-alvo: Docente, Estudante, Fundação, Tercerizado, Técnico Administrativo

Serviços relacionados:

Setor responsável: Divisão de Suporte ao Usuário

Diagrama do processo:
Processo Office 365 A1


Universidade Federal de Uberlândia

Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação

Página 23 - Impressa em 10/06/2025 às 00:30:24

Ponto de Rede

Como solicitar o serviço:
  • Novos Pontos: Para novos pontos de rede é necessário que seja realizado o preenchimento do formulário que está disponível em: https://atendimento.ufu.br

 

         O solicitante deverá incluir na OS o Layout de como e onde devem ficar os pontos na sala, anexar na Ordem de Serviço. Após análise, a solicitação será enviada para atendimento da demanda pela empresa terceirizada contratada. 

Descrição do serviço:
  • Meio de acesso à rede de internet da UFU. Esta Instituição celebrou um contrato com uma empresa terceirizada que realiza a instalação, manutenção e remanejamento de pontos de rede.
Quem pode solicitar o serviço:
  • Docentes;
  • Técnicos Administrativos.
Requisitos necessários: Tempo de execução do serviço:
  • Entre 1 e 4 meses é o prazo estimado para a prestação deste serviço, levando-se em consideração a alta demanda que é constante.
Legislações:

Público-alvo: Docente, Tercerizado, Técnico Administrativo

Serviços relacionados: Ponto de Rede

Setor responsável: Divisão de Redes

Diagrama do processo:
Processo Ponto de Rede


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Página 24 - Impressa em 10/06/2025 às 00:30:24

Ponto de Rede

Como solicitar o serviço:
  • Reparo de Ponto: O solicitante deve realizar a abertura de uma Ordem de Serviço com a identificação do ponto de rede e localização (Bloco, Andar e sala), para resolução do problema.
Descrição do serviço:
  • Meio de acesso à rede de internet da UFU. Esta Instituição celebrou um contrato com uma empresa terceirizada que realiza a instalação, manutenção e remanejamento de pontos de rede.
Quem pode solicitar o serviço:
  • Docentes;
  • Técnicos Administrativos.
Requisitos necessários: Tempo de execução do serviço:
  • Entre 1 e 4 meses é o prazo estimado para a prestação deste serviço, levando-se em consideração a alta demanda que é constante.
Legislações:

Público-alvo: Docente, Tercerizado, Técnico Administrativo

Serviços relacionados: Ponto de Rede

Setor responsável: Divisão de Redes

Diagrama do processo:
Processo Ponto de Rede


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Página 25 - Impressa em 10/06/2025 às 00:30:24

Ponto de Rede

Como solicitar o serviço:
  • Remanejamento de Pontos: para realizar o remanejamento dos pontos de rede já existentes em um local, é necessário realizar a abertura de uma Ordem de Serviço em: https://atendimento.ufu.br
Descrição do serviço:
  • Meio de acesso à rede de internet da UFU. Esta Instituição celebrou um contrato com uma empresa terceirizada que realiza a instalação, manutenção e remanejamento de pontos de rede.
Quem pode solicitar o serviço:
  • Docentes;
  • Técnicos Administrativos.
Requisitos necessários: Tempo de execução do serviço:
  • Entre 1 e 4 meses é o prazo estimado para a prestação deste serviço, levando-se em consideração a alta demanda que é constante.
Legislações:

Público-alvo: Docente, Tercerizado, Técnico Administrativo

Serviços relacionados: Ponto de Rede

Setor responsável: Divisão de Redes

Diagrama do processo:
Processo Ponto de Rede


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Página 26 - Impressa em 10/06/2025 às 00:30:24

Ponto de Rede

Como solicitar o serviço:
  • Retirada Ponto: para realizar a retirada do ponto de rede de um local, é necessário abertura de uma Ordem de Serviço, bem como preenchimento do formulário que está disponível em: https://atendimento.ufu.br, durante o preenchimento da Ordem de Serviço será solicitado todas as informações necessarias para atendimento. 
Descrição do serviço:
  • Meio de acesso à rede de internet da UFU. Esta Instituição celebrou um contrato com uma empresa terceirizada que realiza a instalação, manutenção e remanejamento de pontos de rede.
Quem pode solicitar o serviço:
  • Docentes;
  • Técnicos Administrativos.
Requisitos necessários: Tempo de execução do serviço:
  • Entre 1 e 4 meses é o prazo estimado para a prestação deste serviço, levando-se em consideração a alta demanda que é constante.
Legislações:

Público-alvo: Docente, Tercerizado, Técnico Administrativo

Serviços relacionados: Ponto de Rede

Setor responsável: Divisão de Redes

Diagrama do processo:
Processo Ponto de Rede


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Página 27 - Impressa em 10/06/2025 às 00:30:24

Ponto de Rede

Como solicitar o serviço:
  • Cabos de Rede: são disponibilizados para comunidade universitária, mediante a abertura de uma Ordem de Serviço, cabos de rede nos padrões informado abaixo com valores, para que possam ser utilizados para conectar equipamentos patrimoniados na rede internet. Faz-se necessário preencher e anexar à Ordem de Serviço o formulário que se encontra disponível em: https://atendimento.ufu.br
  • Abaixo, apresentamos os valores dos Patch Cords conforme o contrato:

  • Patch Cord 1,5m – Cat6: R$ 66,38
  • Patch Cord 2,1m – Cat6: R$ 78,25
  • Patch Cord 3,1m – Cat6: R$ 83,83
  • Patch Cord 4,6m – Cat6: R$ 101,30
  • Patch Cord 6,10m – Cat6: R$ 118,41
  • Caso seja necessária outra metragem, solicitamos que entre em contato para análise dos valores correspondentes.

Descrição do serviço:
  • Meio de acesso à rede de internet da UFU. Esta Instituição celebrou um contrato com uma empresa terceirizada que realiza a instalação, manutenção e remanejamento de pontos de rede.
Quem pode solicitar o serviço:
  • Docentes;
  • Técnicos Administrativos.
Requisitos necessários: Tempo de execução do serviço:
  • Entre 1 e 4 meses é o prazo estimado para a prestação deste serviço, levando-se em consideração a alta demanda que é constante.
Legislações:

Público-alvo: Docente, Tercerizado, Técnico Administrativo

Serviços relacionados: Ponto de Rede

Setor responsável: Divisão de Redes

Diagrama do processo:
Processo Ponto de Rede


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Página 28 - Impressa em 10/06/2025 às 00:30:24

Portal de Eventos UFU

Como solicitar o serviço:

Abrir uma solicitação no Sistema Integrado de Atendimento - SIA (atendimento.ufu.br).

1. Para solicitar a criação de página de Evento no Portal de Eventos UFU:​

  • Após acessar o SIA e clicar na categoria "Portal de Eventos", selecione o serviço "Criação de página de Evento", preencha os campos do formulário e aguarde o atendimento da solicitação pela equipe responsável no CTIC.

2. Para solicitar permissão de edição em página de Evento no Portal de Eventos UFU:

  • Efetuar login em: http://www.eventos.ufu.br/user (com e-mail e senha do e-mail UFU);
  • Após o primeiro acesso, o login será criado automaticamente;
  • Feito isso, acessar o SIA, clicar na categoria "Portal de Eventos", selecionar o serviço "Permissão de edição em Evento", preencher os campos do formulário e aguardar o atendimento da solicitação pela equipe responsável no CTIC.  
    A confirmação do atendimento da solicitação será enviada por e-mail automático após o atendimento no SIA.

3. Para solicitar treinamento em página de Evento no Portal de Eventos UFU:

  • Após acessar o SIA e clicar na categoria "Portal de Eventos", selecione o serviço "Treinamento para Edição", preencha os campos do formulário e aguarde o contato da equipe responsável para agendar o treinamento. 

4. Para esclarecimento de dúvidas em página de Evento no Portal de Eventos UFU:

  • Após acessar o SIA e clicar na categoria "Portal de Eventos", selecione o serviço "Dúvidas", preencha os campos do formulário e aguarde o atendimento da solicitação pela equipe responsável no CTIC.

 

 

Descrição do serviço:

O Portal de Eventos UFU (www.eventos.ufu.br), foi concebido pelo CTIC/UFU com o objetivo de divulgar, por meio de mídia online, os eventos institucionais, científicos e/ou culturais realizados pela Universidade Federal de Uberlândia. Este Portal está integrado à página principal da UFU (www.ufu.br), e ao Portal Comunica - o portal de notícias da UFU (www.comunica.ufu.br). O gerenciamento de conteúdo do evento é de responsabilidade do órgão solicitante.

Por meio deste serviço, o CTIC/UFU disponibiliza à Comunidade UFU a possibilidade de: 

  • Solicitar criação de página de Evento no Portal de Eventos UFU;
  • Solicitar permissão de edição em página de Evento no Portal de Eventos UFU;
  • Solicitar treinamento em página de Evento no Portal de Eventos UFU;
  • Solicitar esclarecimento de dúvidas em página de Evento no Portal de Eventos UFU.
Quem pode solicitar o serviço:

Responsáveis pelo evento nas Unidades Acadêmicas (Faculdades e Institutos), Órgãos Administrativos, Órgãos Suplementares (Hospitais), Conselhos e Reitoria podem solicitar uma página para divulgação de evento no Portal de Eventos da UFU. 

Requisitos necessários:

É necessário que o evento seja vinculado à UFU, tendo como unidade responsável pelo menos um órgão da UFU, e o solicitante deve possuir e-mail institucional (ufu.br).  

Tempo de execução do serviço:

As demandas são executadas em ordem cronológica, respeitadas as datas das solicitações e ainda de acordo com a disponibilidade da equipe da Divisão de Websites para atendimento das mesmas.

Legislações:

Público-alvo: Docente, Estudante, Órgão Administrativo, Técnico Administrativo, Unidade Acadêmica / Especial

Serviços relacionados: Desenvolvimento de Websites

Setor responsável: Divisão de Websites

Diagrama do processo:

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Página 29 - Impressa em 10/06/2025 às 00:30:24

Rede WIFI UFU

Como solicitar o serviço:
  • A rede disponibiliza dois perfis de conexão: UFU-Portal e UFU-institucional. Os perfis Portal e Institucional usam um método mais simples de autenticação, e pode ser facilmente configurado em smartphones, tablets, netbooks e notebooks. Para se conectar escolha algum perfil de rede e conecte com seu e-mail @ufu.br.
  • O CTI/UFU, em parceria com a Rede Nacional de Pesquisa, disponibiliza acesso à rede EDUROAM WI-FI, com convênios entre várias instituições de ensino em países diversos, também utilizada com seu e-mail @ufu.br.

                       Mapa Rede Eduroam:
                       https://monitor.eduroam.org/map_service_loc.php

Descrição do serviço:
  • Uma rede sem fio é uma infraestrutura de comunicação que permite a transmissão de dados e informações sem a necessidade do uso de cabos.
  • Como usar a Rede WI-FI UFU? O usuário tem acesso à rede da UFU com sua conta de e-mail institucional, em qualquer localidade que possua cobertura. 

 

Quem pode solicitar o serviço:
  • Docentes;
  • Estudantes;
  • Funcionários com vínculo fundacional e terceirizados;
  • Técnicos Administrativos.
Requisitos necessários: Tempo de execução do serviço: Legislações:

Público-alvo: Docente, Estudante, Fundação, Técnico Administrativo

Serviços relacionados:

Setor responsável:

Diagrama do processo:
Para Evento
Para solicitar WIFI para Evento


Universidade Federal de Uberlândia

Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação

Página 30 - Impressa em 10/06/2025 às 00:30:24

Segurança da Informação - VPN

Como solicitar o serviço:
  • Liberação de Portas - Deverá ser realizada uma Ordem de Serviço, informando as portas a serem liberadas e justificando a necessidade da demanda.
  • Liberação de Acesso Externo (VPN) – a solicitação deve ser realizada via https://atendimento.ufu.br, de acordo com o procedimento a seguir:
    • Caso o acesso seja relacionado a atividades administrativas, preencher todas as informações solicitadas na Ordem de Serviço através https://atendimento.ufu.br  e solicitar a chefia imediata que realize a aprovação.
    • Caso o acesso seja relacionado a atividades acadêmicas (aulas, atividades de pesquisa, etc), preencher todas as informações solicitadas na abertura Ordem de Serviço através https://atendimento.ufu.br , Para o área acadêmica e necessário incluir documento como anexo com as informações dos aluno( Nome Completo, E-mail, Curso, Telefone fixo e  Celular) solicitar a chefia imediata que realize a aprovação. 
Descrição do serviço:

A segurança da informação está diretamente relacionada com a proteção de um conjunto de informações, no sentido de preservar o valor que possuem para um indivíduo ou uma organização. São propriedades básicas da segurança da informação: confidencialidade, integridade, disponibilidade, autenticidade e legalidade.

Quem pode solicitar o serviço:
  • Docente;
  • Técnicos Administrativos.
  • Discentes  (Docente responsável deve realizar a solicitação de VPN acadêmica)
Requisitos necessários: Tempo de execução do serviço:
  • Tempo de execução do serviço: 24 a 72 horas.
Legislações:

Público-alvo: Docente, Técnico Administrativo

Serviços relacionados: Usuario de Rede

Setor responsável:

Diagrama do processo:
VPN
Processo VPN


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Página 31 - Impressa em 10/06/2025 às 00:30:24

Segurança da Informação - VPN

Como solicitar o serviço:
  • Liberação de Portas - Deverá ser realizada uma Ordem de Serviço, informando as portas a serem liberadas e justificando a necessidade da demanda.
  • Liberação de Acesso Externo (VPN) – a solicitação deve ser realizada via https://atendimento.ufu.br, de acordo com o procedimento a seguir:
    • Caso o acesso seja relacionado a atividades administrativas, preencher todas as informações solicitadas na Ordem de Serviço através https://atendimento.ufu.br  e solicitar a chefia imediata que realize a aprovação.
    • Caso o acesso seja relacionado a atividades acadêmicas (aulas, atividades de pesquisa, etc), preencher todas as informações solicitadas na abertura Ordem de Serviço através https://atendimento.ufu.br , Para o área acadêmica e necessário incluir documento como anexo com as informações dos aluno( Nome Completo, E-mail, Curso, Telefone fixo e  Celular) solicitar a chefia imediata que realize a aprovação. 
Descrição do serviço:
  • Liberação de Portas - Porta é um software de aplicação específica ou processo específico, servindo de ponto final de comunicações em um sistema operacional hospedeiro de um computador. Uma porta tem associação com o endereço de IP do hospedeiro, assim como o tipo de protocolo usado para comunicação. O propósito das portas é singularmente identificar aplicações e processos de um único computador, e assim possibilitar o compartilhamento de uma única conexão física com uma rede de comutação de pacotes, como a internet.
  • Liberação de Acesso Externo (VPN) - Uma VPN (Virtual Private Network – Rede privada virtual) é uma conexão estabelecida sobre uma infraestrutura pública ou compartilhada, usando tecnologias de tunelamento e criptografia para manter seguros os dados trafegados. Permite, deste modo, o acesso à rede da Universidade a partir de qualquer ambiente externo, com a possibilidade de se conectar a um computador ou serviço localizado dentro da rede da UFU através da Internet, e assim controlar e trabalhar diretamente sobre o referido sistema, independentemente da distância física que separa ambos.
Quem pode solicitar o serviço:
  • Docente;
  • Técnicos Administrativos.
  • Discentes  (Docente responsável deve realizar a solicitação de VPN acadêmica)
Requisitos necessários: Tempo de execução do serviço:
  • Tempo de execução do serviço: 24 a 72 horas.
Legislações:

Público-alvo: Docente, Técnico Administrativo

Serviços relacionados: Usuario de Rede

Setor responsável:

Diagrama do processo:
VPN
Processo VPN


Universidade Federal de Uberlândia

Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação

Página 32 - Impressa em 10/06/2025 às 00:30:24

Serviço Servidor de Arquivo

Como solicitar o serviço:

Este serviço e prestado apenas para as Unidades Administrativas da Universidade, para solicitar o acesso dever ser realizado uma abertura de OS em https://atendimento.ufu.br, informando o diretório que deve ser liberado o tipo de acesso, esse tipo de Ordem de Serviço e necessário que seja aprovado pela chefia imediata, e suma importância que todas as informações sejam descritas.

Descrição do serviço:

Serviço dedicado ao armazenamento e destribuição de arquivos na rede, para atender as unidades administrativas da instituição.

Quem pode solicitar o serviço:
  • Aluno(Estagiario)
  • Docentes
  • Técnicos Administrativos
Requisitos necessários: Tempo de execução do serviço: Legislações:

Público-alvo: Docente, Estudante, Fundação, Tercerizado, Técnico Administrativo

Serviços relacionados:

Setor responsável:

Diagrama do processo:
Liberação Servidor Arquivo


Universidade Federal de Uberlândia

Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação

Página 33 - Impressa em 10/06/2025 às 00:30:24

Solicitação de atendimento

Como solicitar o serviço: Descrição do serviço:

Recepcionar as demandas da comunidade de usuários UFU relacionadas às necessidades de suporte aos sistemas mantidos pela Divisão de Sistemas.

Mapas de Processos Internos da Divisão de Sistemas

Quem pode solicitar o serviço: Requisitos necessários: Tempo de execução do serviço: Legislações:

Público-alvo: Docente, Estudante, Tercerizado, Técnico Administrativo

Serviços relacionados:

Setor responsável: Divisão de Sistemas

Diagrama do processo:
Processo: Solicitação de atendimento


Universidade Federal de Uberlândia

Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação

Página 34 - Impressa em 10/06/2025 às 00:30:24

Solicitação de novos projetos TIC

Como solicitar o serviço:
  • O solicitante deve preencher o “Documento de Oficialização de Demanda” no SEI, e tramitar para o Comitê de Governança Digital (CGD)
  • O CGD fará a análise da demanda e emitirá um parecer.
  • Caso o parecer seja favorável, o CGD adicionará a demanda ao Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) vigente, respeitando os períodos de revisão do mesmo.
  • A execução das demandas do PDTIC são realizadas pelo CTI/UFU, seguindo a ordem de priorização definidas no plano.
  • A Divisão de Sistemas do CTI/UFU cria um projeto de desenvolvimento de software seguindo as fases de: iniciação, elaboração, construção e finalização.
  • O CTI/UFU realiza em seguida a Gestão de Portfólio de Projetos.
Descrição do serviço:

Recepcionar e avaliar a necessidade de novas soluções de sistemas alinhada aos objetivos estratégicos da instituição.

Mapas de Processos Internos da Divisão de Sistemas

Quem pode solicitar o serviço:
  • Gestores responsáveis por Unidades da UFU.
Requisitos necessários: Tempo de execução do serviço: Legislações:

Público-alvo: Órgão Administrativo, Unidade Acadêmica / Especial

Serviços relacionados:

Setor responsável: Divisão de Sistemas

Diagrama do processo:
Processo: Solicitação de novos projetos TIC


Universidade Federal de Uberlândia

Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação

Página 35 - Impressa em 10/06/2025 às 00:30:24

Treinamento em manutenção de conteúdos de websites

Como solicitar o serviço:

Abrir uma solicitação ao CTIC/UFU na categoria "Treinamento em Manutenção de Conteúdo de Websites" via Sistema Integrado de Atendimento (SIA), através do link atendimento.ufu.br, e preencher as informações solicitadas no formulário.

Descrição do serviço:

Fornecimento de treinamento aos responsáveis pela gestão e manutenção dos conteúdos de websites Drupal, conforme designados pelo responsável em cada órgão da instituição.

Quem pode solicitar o serviço:

Pessoa previamente autorizada pelo responsável pelo website a realizar as manutenções em seu conteúdo, ou o próprio responsável pelo website (Diretor da Unidade Administrativa, Diretor da Unidade Acadêmica ou Coordenador do Programa de Pós-graduação).

Requisitos necessários:

Estar previamente autorizado pelo responsável pelo website (Diretor da Unidade Administrativa, Diretor da Unidade Acadêmica ou Coordenador do Programa de Pós-graduação)  a realizar as manutenções em seu conteúdo.

Tempo de execução do serviço:

As demandas são executadas em ordem cronológica, respeitadas as datas das solicitações e ainda de acordo com a disponibilidade da equipe da Divisão de Websites para atendimento das mesmas.

Legislações:

Público-alvo: Docente, Órgão Administrativo, Tercerizado, Técnico Administrativo, Unidade Acadêmica / Especial

Serviços relacionados: Desenvolvimento de Websites, Manutenção de Websites

Setor responsável: Divisão de Websites

Diagrama do processo:

Universidade Federal de Uberlândia

Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação

Página 36 - Impressa em 10/06/2025 às 00:30:24

Usuario de Rede

Como solicitar o serviço:
  • Para este serviço o usuario precisa ter o e-mail institucional, após a sua criação os acessos aos equipamentos da UFU já estão liberados.
  • Para acesso dos Alunos/Estagiarios, e necessario realizar abertura de OS para que possamos liberar acesso dos estagiarios nas maquinas administrativass da Instituição, os usuarios por padrão são bloqueados para o aesso, a abertura de OS deve ser realizada pela sua chefia imediata que normalmente são Técnicos Administrativos ou docentes da Universidade.
Descrição do serviço:

Usuario de rede identifica quem esta realizando acesso ao equipamento, este usuario e único e intrasferivél, o CTIC realizou o processo de integração com seus usarios de e-mail, para utilizar os equipamentos que estão no Dominio UFU, o acesso aos equipamentos são realizados através do ID UFU, seria apenas o usuario @ufu.br

Quem pode solicitar o serviço:
  • Alunos(Estagiarios)
  • Docentes
  • Técnico Administrativo
  • Terceirizados
Requisitos necessários: Tempo de execução do serviço: Legislações:

Público-alvo: Docente, Estudante, Fundação, Tercerizado, Técnico Administrativo

Serviços relacionados:

Setor responsável:

Diagrama do processo:
Usuário de Rede


Universidade Federal de Uberlândia

Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação

Página 37 - Impressa em 10/06/2025 às 00:30:24

Usuario de Rede

Como solicitar o serviço:
  • Colaborador Terceirizado 

Primeira Etapa - Inclusão SG - (O processo deverá ser individual para cada colaborador)

I – Iniciar processo com tipo "Pessoal: Prestação de Serviços de Colaboradores e Autônomos (Inclusive Licitações)" no sistema SEI;

II - Na aba "Incluir documento", selecione o “Formulário de Cadastro no Sistema SG";

III – Gera o documento incluindo a descrição referente ao cadastro, e preenche em seguida o formulário selecionado;  

IV – Enviar para a unidade "DICOT - Divisão de Controle Técnico".

V- Aguardar o encaminhamento de conclusão pela DICOT e posteriormente solicitar ao CTIC a criação do e-mail institucional;

VI - De posse do encaminhamento citado no item V, criar e-mail junto ao CTIC, e posteriormente executar a Segunda Etapa

VIII - PROCEDIMENTOS PARA CRIAR E-MAIL (Segunda Etapa):
idufu.ufu.br
Nova Id UFU
Escolha seu vínculo com a UFU: Terceirizado ou Fundacional
Para Maria Marcolina Juvenília Menezes de Oliveira:
Primeiro Nome: Maria
Último nome: Oliveira

Disponível Base de Conhecimento 

 

 

Descrição do serviço:

Usuario de rede identifica quem esta realizando acesso ao equipamento, este usuario e único e intrasferivél, o CTIC realizou o processo de integração com seus usarios de e-mail, para utilizar os equipamentos que estão no Dominio UFU, o acesso aos equipamentos são realizados através do ID UFU, seria apenas o usuario @ufu.br

Quem pode solicitar o serviço:
  • Alunos(Estagiarios)
  • Docentes
  • Técnico Administrativo
  • Terceirizados
Requisitos necessários: Tempo de execução do serviço: Legislações:

Público-alvo: Docente, Estudante, Fundação, Tercerizado, Técnico Administrativo

Serviços relacionados:

Setor responsável:

Diagrama do processo:
Usuário de Rede


Universidade Federal de Uberlândia

Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação

Página 38 - Impressa em 10/06/2025 às 00:30:24

Usuario de Rede

Como solicitar o serviço:
  • Como utilizar os computadores UFU - Dominio 

Após o usuário de e-mail criado, automaticamente e criado o usuário de rede todo os equipamentos da universidade que estiverem sendo administrados pelo CTIC e no domínio UFU basta você utilizar o ID do e-mail por exemplo

- E-mail – fulano@ufu.br

- Usuário de rede – fulano

OBS. Sempre utilizar a mesma senha para acesso tanto no e-mail quanto usuário de rede.

Descrição do serviço:

Usuario de rede identifica quem esta realizando acesso ao equipamento, este usuario e único e intrasferivél, o CTIC realizou o processo de integração com seus usarios de e-mail, para utilizar os equipamentos que estão no Dominio UFU, o acesso aos equipamentos são realizados através do ID UFU, seria apenas o usuario @ufu.br

Quem pode solicitar o serviço:
  • Alunos(Estagiarios)
  • Docentes
  • Técnico Administrativo
  • Terceirizados
Requisitos necessários: Tempo de execução do serviço: Legislações:

Público-alvo: Docente, Estudante, Fundação, Tercerizado, Técnico Administrativo

Serviços relacionados:

Setor responsável:

Diagrama do processo:
Usuário de Rede


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