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Página 1 - Impressa em 18/02/2025 às 07:18:19
Para solicitar o serviço é preciso ter algum vínculo com a Instituição “UFU”.
- Aluno: Após a admissão na instituição, o aluno tem o direito de utilizar um e-mail institucional (@ufu.br). Para ativar este serviço, é necessário que o aluno esteja ciente do número de matrícula atribuído durante o processo de cadastro. A criação do e-mail institucional pode ser realizada através do acesso ao site https://idufu.ufu.br, onde serão solicitadas algumas informações para o devido preenchimento.
Em caso de dúvidas ou necessidade de orientações durante o processo, um tutorial completo está disponível, oferecendo um guia passo-a-passo para facilitar a ativação do e-mail institucional. O tutorial pode ser consultado em:
- E-mail é um método que permite compor, enviar e receber mensagens através de Sistemas Eletrônicos de Comunicação. O termo “e-mail ”é aplicado aos sistemas que utilizam a Internet e que são baseados nos Protocolos POP3, IMAP e SMTP.
- Alunos;
- Docentes;
- Funcionários com vínculo fundacional e terceirizado;
- Técnicos Administrativos.
- Entre 1 e 3 meses é o tempo estimado para a prestação destes serviços.
- O serviço para contas administrativas leva em torno de 2 a 7 dias para realizar o procedimento.
Público-alvo: Docente, Estudante, Fundação, Órgão Administrativo, Tercerizado, Técnico Administrativo, Unidade Acadêmica / Especial
Serviços relacionados:
Setor responsável:
Diagrama do processo:
![Processo de Criação de E-mail](https://ctic.ufu.br/sites/ctic.ufu.br/files//media/image/e-mail_0.jpg)
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Página 2 - Impressa em 18/02/2025 às 07:18:19
- Docente / Técnico Administrativo : A criação do e-mail institucional destinado aos servidores da UFU com matrícula SIAPE (Técnicos e Docentes) só será liberada após a conclusão do cadastro do SIAPE na base interna da Universidade. Para efetuar esse processo, o usuário deve acessar o site https://idufu.ufu.br/.
Tutorial
- E-mail é um método que permite compor, enviar e receber mensagens através de Sistemas Eletrônicos de Comunicação. O termo “e-mail ”é aplicado aos sistemas que utilizam a Internet e que são baseados nos Protocolos POP3, IMAP e SMTP.
- Alunos;
- Docentes;
- Funcionários com vínculo fundacional e terceirizado;
- Técnicos Administrativos.
- Entre 1 e 3 meses é o tempo estimado para a prestação destes serviços.
- O serviço para contas administrativas leva em torno de 2 a 7 dias para realizar o procedimento.
Público-alvo: Docente, Estudante, Fundação, Órgão Administrativo, Tercerizado, Técnico Administrativo, Unidade Acadêmica / Especial
Serviços relacionados:
Setor responsável:
Diagrama do processo:
![Processo de Criação de E-mail](https://ctic.ufu.br/sites/ctic.ufu.br/files//media/image/e-mail_0.jpg)
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- Fundação / Terceirizado: Para os servidores das Fundações ou Terceirizado, é necessário que o Diretor responsável formalize o cadastro da Matrícula SG e inicie o processo no SEI - Sistema Eletrônico de Informações (https://www.sei.ufu.br/). No SEI, utilize a Base de Conhecimento e faça uma pesquisa por palavras-chave como "SECDIRAP" e "ENTER". Em seguida, clique na função específica: Cadastro (Terceirizado e Fundacionais) para acessar o formulário de cadastro de e-mail institucional e usuário SEI.
Após a conclusão desse cadastro no SEI, o servidor torna-se responsável por criar o seu e-mail institucional @ufu.br. Para isso, utilize o site: https://idufu.ufu.br/.
Tutorial
- E-mail é um método que permite compor, enviar e receber mensagens através de Sistemas Eletrônicos de Comunicação. O termo “e-mail ”é aplicado aos sistemas que utilizam a Internet e que são baseados nos Protocolos POP3, IMAP e SMTP.
- Alunos;
- Docentes;
- Funcionários com vínculo fundacional e terceirizado;
- Técnicos Administrativos.
- Entre 1 e 3 meses é o tempo estimado para a prestação destes serviços.
- O serviço para contas administrativas leva em torno de 2 a 7 dias para realizar o procedimento.
Público-alvo: Docente, Estudante, Fundação, Órgão Administrativo, Tercerizado, Técnico Administrativo, Unidade Acadêmica / Especial
Serviços relacionados:
Setor responsável:
Diagrama do processo:
![Processo de Criação de E-mail](https://ctic.ufu.br/sites/ctic.ufu.br/files//media/image/e-mail_0.jpg)
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Instalação de Software
Como solicitar o serviço:A instalação de software é solicitada atavés de uma Ordem de Serviço (OS). É necessário informar na descrição qual software deve ser instalado no equipamento, e caso necessite de uma licença de uso, é de suma importância anexar na descrição da OS o arquivo de licença de uso do software.
O CTI/UFU não realiza instalação de softwares sem licença de uso, repeitando a Lei 9.609/98 que estabelece que a violação de direitos autorais de programas de computador é crime, punível com pena de detenção de 6 meses a 4 anos e multa, além de ser passível de ação cível indenizatória.
Trata-se de um processo por meio do qual todos os arquivos necessários são colocados em um computador para que o programa (por exemplo, sistema operacional, driver de dispositivo, software aplicativo, módulo de extensão, patch, etc.), possa ser executado. Tais computadores podem ser smartphones, computadores, servidores, etc. No entanto, o termo "instalação" também é usado quando os arquivos colocados na máquina não são necessários para viabilizar a execução de um programa específico, e a instalação dos mesmos é apenas uma das maneiras de se armazenar e gerenciar os arquivos pelo usuário.
- Docentes;
- Funcionários Terceirizados;
- Técnicos Administrativos;
- Unidades Acadêmicas.
Após abertura da OS, a mesma deverá ser atendida em até 24 horas.
Legislações:Público-alvo: Docente, Órgão Administrativo, Tercerizado, Técnico Administrativo, Unidade Acadêmica / Especial
Serviços relacionados:
Setor responsável:
Diagrama do processo:
![](https://ctic.ufu.br/sites/ctic.ufu.br/files//media/image//instalacao_software.jpg)
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Acesso Administrador - Unidade Acadêmica
Como solicitar o serviço:Solicitação de Acesso Administrador
A solicitação de usuário com perfil de administrador é liberada após a abertura de um processo no SEI, utilizando o tipo de processo Documentação e Informação: Assistência Técnica Informática. Esse processo deve incluir o Termo de Responsabilidade de Senha e Usuário CTIC, com o nível de acesso marcado como "RESTRITO" - Controle Interno (Art. 26, §3º da Lei nº 10.180/2001), devidamente assinado pela direção do Instituto. O documento deve ser encaminhado para as unidades DSSM ou CTIC via SEI, onde será analisada a real necessidade da liberação de acesso, levando em consideração fatores como a finalidade de pesquisa.
Após o recebimento do processo pela unidade responsável, será realizado o procedimento de liberação da senha da BIOS dos equipamentos indicados no processo SEI.
É importante lembrar que o CTIC – Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação – é o órgão máximo de tecnologia da universidade. Com o termo devidamente assinado, a unidade acadêmica ou Instituto passa a ser corresponsável pelo equipamento patrimoniado. Qualquer problema que venha a ocorrer com a máquina será de responsabilidade da unidade e dos responsáveis mencionados no termo.
A unidade, neste ato representada por seu diretor, compromete-se a cumprir os requisitos estabelecidos pela SLTI, conforme o Decreto nº 7.579, de 11 de outubro de 2011, que regulamenta a operação, controle, supervisão e coordenação, e o Decreto nº 3.505, de 13 de junho de 2000, que trata da segurança de acesso a recursos de informação e informática nos órgãos e entidades da administração direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo Federal.
Após a conclusão do procedimento, o CTIC não realiza mais a manutenção do equipamento
Este processo e para atender demandas especificas dos setores acadêmicos da universidade, onde são liberado o acesso de administrador da maquina.
- Diretor Unidade Acadêmica
- Docente
- Técnico Laboratório
- Para dar inicio e necessário realizar abertura de um processo no SEI com termo de responsabilidade
- Assinatura do Responsável e Diretor da Unidade Acadêmica
- Termo de Responsabilidade de Senha e Usuário CTIC (Disponível SEI).
- 5 a 10 dias para atendimento da solicitação.
Público-alvo: Docente, Unidade Acadêmica / Especial
Serviços relacionados:
Setor responsável: Setor de Suporte Santa Mônica
Diagrama do processo:
![Acesso Administrador - Unidade Acadêmica](https://ctic.ufu.br/sites/ctic.ufu.br/files//media/image/administradorjpg_1.jpg)
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Atualização de Bibliotecas
Como solicitar o serviço: Descrição do serviço:Realizar a atualização das bibliotecas de softwares sempre que uma necessidade for identificada.
Público-alvo: Órgão Administrativo
Serviços relacionados:
Setor responsável: Divisão de Sistemas
Diagrama do processo:
![](https://ctic.ufu.br/sites/ctic.ufu.br/files//media/image//atualizacao_de_bibliotecas.png)
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Configuração de Impressoras
Como solicitar o serviço:- Solicitande deve realizar abertura de uma Ordem de Serviço através do endereço https://atendimento.ufu.br, selecionando a opção desejada e descrevendo o mais detalhado possível para que os técnicos possam atuam com uma maior efetividade durante o atendimento.
- É necessário a abertura de UMA Ordem de Serviço para CADA equipamento PATRIMONIADO.
- Esse tipo de atendimento refere-se à instalação e/ou remanejamento de local das impressoras novas ou usadas. No caso de compartilhamento de impressoras que já estejam instaladas, selecione na opção “Problemas:” o item “COMPARTILHAMENTO DE PASTAS E/OU IMPRESSORAS”.
- No caso de manutenção de impressoras, o serviço da Divisão de Suporte do CTI limita-se apenas a
reconfigurar, reinstalar drivers, troca de toners/cartuchos e identificar defeitos físicos - Durante o atendimento, se for identificado algum defeito físico na impressora, o usuário será orientado a encaminhá-la à DIMAN e passar pela devida manutenção de HARDWARE, que é de responsabilidade desse setor.
- Preencha corretamente todos os dados abaixo, pois qualquer erro ou falta de informação poderá impossibilitar o atendimento da Ordem de Serviço.
- Para a otimização do atendimento, a Descrição do problema deverá ser feita da maneira mais detalhada possível.
Periféricos de Entrada e Saída – enviam/recebem informação para/do computador (monitor touchscreen, drive de DVD, impressoras). Periféricos de Armazenamento – armazenam os dados do computador.
- Docentes
- Técnicos Administrativos
- Terceirizados
Público-alvo: Docente, Fundação, Órgão Administrativo, Tercerizado, Técnico Administrativo
Serviços relacionados:
Setor responsável:
Diagrama do processo:
![Instalação Impressora](https://ctic.ufu.br/sites/ctic.ufu.br/files//media/image/impressora_0.jpg)
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Desenvolvimento de Websites
Como solicitar o serviço:O responsável pelo órgão solicitante (Diretor da Unidade ou Coordenador do Programa de Pós-graduação), envia Ofício (através do Sistema Eletrônico de Informações), para o Diretor do CTIC/UFU, formalizando a solicitação de desenvolvimento de novo website e justificando a necessidade da criação do site, além de informar os dados (nome, e-mail institucional pessoal e telefone), do(s) servidor(es) que ficará(ão) responsável(is) pelo site.
O desenvolvimento de websites institucionais é realizado mediante padrões adotados pelo CTIC/UFU, bem como práticas que estão de acordo com as legislações vigentes e planejamentos institucionais - Plano Institucional de Desenvolvimento e Expansão (PIDE), e Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) ou excepcionalmente autorizados pelo Comitê de Governança Digital (CGD).
O órgão solicitante é o encarregado de providenciar e atualizar o conteúdo do site. Para isso, o CTIC/UFU fornece treinamentos aos responsáveis pela gestão e manutenção dos conteúdos, conforme designados pelo responsável em cada órgão da Instituição.
O responsável pelo órgão solicitante (por exemplo: Diretor da Unidade ou Coordenador do Programa de Pós-graduação).
Adoção da padronização vigente para websites institucionais.
As demandas são executadas em ordem cronológica, respeitadas as datas das solicitações e ainda de acordo com a disponibilidade da equipe da Divisão de Websites para atendimento das mesmas.
Legislações: Instrução Normativa Nº 8, de 27 de novembro de 2018. Órgão: Presidência da República/Secretaria-GeralPúblico-alvo: Docente, Estudante, Órgão Administrativo, Técnico Administrativo, Unidade Acadêmica / Especial
Serviços relacionados: Manutenção de Websites, Portal de Eventos UFU
Setor responsável: Divisão de Websites
Diagrama do processo:
![Diagrama do processo: Desenvolvimento de Websites](https://ctic.ufu.br/sites/ctic.ufu.br/files//media/image/desenvolvimento_de_websites_3.png)
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Extração de Dados
Como solicitar o serviço: Descrição do serviço:Extrair dados para atendimento das necessidades da instituição prezando pelo cumprimento dos requisitos de proteção de dados
Público-alvo: Órgão Administrativo, Unidade Acadêmica / Especial
Serviços relacionados:
Setor responsável: Divisão de Sistemas
Diagrama do processo:
![](https://ctic.ufu.br/sites/ctic.ufu.br/files//media/image//extracao_de_dados.png)
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Fixar Endereço IP
Como solicitar o serviço:A solicitação deverá ser realizada por meio de uma Ordem de Serviço (OS).
Endereço de Protocolo da Internet (Endereço IP), do inglês Internet Protocol address (IP address), é um rótulo numérico atribuído a cada dispositivo (computador, impressora, smartphone etc.) conectado a uma rede de computadores que utiliza o Protocolo Internet para comunicação. Um endereço IP serve para duas funções principais: identificação de interface de hospedeiro ou de rede e endereçamento de localização.
- Docente;
- Estagiários;
- Funcionários Terceirizados;
- Técnicos Administrativos.
- Faz-se necessário ter disponibilidade de um ponto de rede no local para que possa utilizar a rede UFU.
- Entre 2 a 4 dias para o atendimento da demanda.
Público-alvo: Docente, Estudante, Órgão Administrativo, Tercerizado, Técnico Administrativo
Serviços relacionados:
Setor responsável:
Diagrama do processo:
![Endereço IP](https://ctic.ufu.br/sites/ctic.ufu.br/files//media/image//fixar_endereco_ip.jpg)
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Página 11 - Impressa em 18/02/2025 às 07:18:19
Formatação de Equipamentos
Como solicitar o serviço:Formatação Equipamento
- Quando o equipamento é identificado com problemas no sistema operacional, o mesmo deve ser encaminhado para qualquer unidade do CTI (de acordo com a localização da máquina), para que possa ser realizada a formatação, se for caso, mediante abertura prévia de uma Ordem de Serviço no sistema https://atendimento.ufu.br. Após o registro da O.S, o solicitante deve encaminhar o equipamento ao CTI.
- Obs: O backup é de inteira responsabilidade do solicitante da demanda.
O serviço de formatação consiste em excluir todo o conteúdo do disco rígido da máquina com o objetivo de reinstalar o sistema operacional. Trata-se de um procedimento simples, e acredita-se que essa seja a forma mais eficaz de "limpar" um computador atualmente.
- Docentes;
- Estagiários;
- Técnicos Administrativos.
Público-alvo: Docente, Fundação, Órgão Administrativo, Tercerizado, Técnico Administrativo, Unidade Acadêmica / Especial
Serviços relacionados:
Setor responsável:
Diagrama do processo:
![](https://ctic.ufu.br/sites/ctic.ufu.br/files//media/image//formatacao.jpg)
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Formatação de Equipamentos
Como solicitar o serviço:Formatação Equipamento
- Quando o equipamento é identificado com problemas no sistema operacional, o mesmo deve ser encaminhado para qualquer unidade do CTI (de acordo com a localização da máquina), para que possa ser realizada a formatação, se for caso, mediante abertura prévia de uma Ordem de Serviço no sistema https://atendimento.ufu.br. Após o registro da O.S, o solicitante deve encaminhar o equipamento ao CTI.
- Obs: O backup é de inteira responsabilidade do solicitante da demanda.
O atendimento para formatação é direcionado exclusivamente para microcomputadores, notebooks e netbooks patrimoniados pela UFU, e a solicitação deverá seguir as orientações abaixo:
1) Antes de enviar o computador patrimoniado ao CTI, o backup (cópias de arquivos), que eventualmente deva ser realizado é de inteira responsabilidade do usuário, ficando o CTI isento de qualquer responsabilidade quanto a perda de dados durante o processo de manutenção/formatação;
2) É necessária a abertura de uma Ordem de Serviço para cada equipamento patrimoniado;
3) Se a máquina não for entregue pelo usuário ao Setor de Suporte no prazo de cinco dias úteis (contados da data da abertura da Ordem de Serviço), a O.S. será encerrada. Logo, será necessário registrar uma nova O.S;
4) Para máquinas que não possuam o sistema operacional licenciado, o Diretor da Unidade deverá providenciar a aquisição da licença do Sistema Operacional Microsoft Windows no Sistema de Gestão da UFU, que pode ser acessado no link: www.sg.ufu.br (Solicitação de produto no catálogo do Sistema de Gestão da UFU). Este é o código para aquisição do Windows através do catálogo do SG: 2443310;
5) Na impossibilidade da solicitação da licença do Sistema Operacional Microsoft Windows no Sistema de Gestão da UFU, após a formatação será instalado o LINUX. Ressalta-se que não são instalados sistemas operacionais não legalizados, em nenhuma hipótese;
6) Para os campi do Pontal, Monte Carmelo e Patos de Minas, a quantidade de máquinas a ser entregue por vez por um mesmo usuário não poderá ultrapassar o limite máximo de cinco equipamentos. Portanto, se houver a necessidade de formatação de um número maior, inicialmente abra cinco Ordens de Serviço (uma O.S para cada máquina), e entregue somente cinco equipamentos por vez. Quando essas máquinas forem retiradas do CTI após o processo de formatação, o usuário poderá registrar novas Ordens de Serviço para os equipamentos restantes;
7) Locais para entrega e retirada dos equipamentos:
7.1) Para máquinas localizadas no Campus Santa Mônica, o usuário e/ou servidor responsável deverá entregar a máquina no setor de atendimento da Divisão de Suporte ao Usuário/CTI/UFU, localizado no Bloco J - Segundo Piso - Sala 216 (ao lado do Centro de Convivência). Telefone para contato: (34) 3239-4303;
7.2) Para máquinas localizadas no Campus Umuarama, o usuário e/ou servidor responsável deverá entregar a máquina no setor de atendimento da Divisão de Suporte ao Usuário/CTI/UFU, localizado na Av. Pará, nº. 1720, Bloco 2Y - Campus Umuarama – Primeiro Piso, Sala 16. Telefones para contato: (34) 3225-8047, 3225-8046;
7.3) Para máquinas localizadas no Campus Avançado de Monte Carmelo, o usuário e/ou servidor responsável deverá entregar a máquina no setor de atendimento da Divisão de Suporte ao Usuário/CTI/UFU, localizado no Campus Araras-Bloco 1A-Sala 408. Telefone para contato: (34) 3810-1020;
7.4) Para máquinas localizadas no Campus Avançado de Patos de Minas, o usuário e/ou servidor responsável deverá entregar a máquina no setor de atendimento da Divisão de Suporte ao Usuário/CTI/UFU, localizado no Prédio Palácio dos Cristais-Sala 205-Segundo Andar. Telefone para contato: (34) 3823-3714 (Ramal 33 - CTI);
7.5) Para máquinas localizadas no Campus Avançado do Pontal, o usuário e/ou servidor responsável deverá entregar a máquina no setor de atendimento da Divisão de Suporte ao Usuário/CTI/UFU, localizado no Bloco 1B-Subsolo-Sala do CTI. Telefones para contato: (34) 3271-5275, (34) 3271-5276 e (34) 3271-5277;
8) Se a máquina estiver na Divisão de Suporte do CTI para ser formatada e for constatado algum problema físico, o usuário é o único responsável por retirar esse equipamento no CTI e abrir um P.S.M para manutenção, se for o caso. O P.S.M deve ser realizado em: http://www.sme.ufu.br/;
9) No caso de NOTEBOOK, se faz necessário o envio do cabo de alimentação, sem o qual é impossível realizar a tarefa de formatação;
10) Para a retirada da máquina recém-formatada, o solicitante deverá apresentar um documento pessoal original, conforme se segue:
a) Servidores da UFU: identidade funcional e carteira de identidade ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
b) Alunos/estagiários: Identidade estudantil e carteira de identidade ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
c) Servidores terceirizados: crachá da empresa terceirizada e carteira de identidade ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
- Docentes;
- Estagiários;
- Técnicos Administrativos.
Público-alvo: Docente, Fundação, Órgão Administrativo, Tercerizado, Técnico Administrativo, Unidade Acadêmica / Especial
Serviços relacionados:
Setor responsável:
Diagrama do processo:
![](https://ctic.ufu.br/sites/ctic.ufu.br/files//media/image//formatacao.jpg)
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Página 13 - Impressa em 18/02/2025 às 07:18:19
Gestão de Chamados
Como solicitar o serviço: Descrição do serviço:Realizar o monitoramento, controle e atendimento dos chamados abertos.
Público-alvo: Docente, Estudante, Órgão Administrativo, Técnico Administrativo, Unidade Acadêmica / Especial
Serviços relacionados:
Setor responsável: Divisão de Sistemas
Diagrama do processo:
![](https://ctic.ufu.br/sites/ctic.ufu.br/files//media/image//microsoftteams-image_6.png)
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Página 14 - Impressa em 18/02/2025 às 07:18:19
Gestão de Desenvolvimento de Sistemas
Como solicitar o serviço: Descrição do serviço:Disponibilizar soluções integradas aos sistemas institucionais que atendam às necessidades dos processos de negócios da instituição.
Público-alvo: Órgão Administrativo
Serviços relacionados:
Setor responsável: Divisão de Sistemas
Diagrama do processo:
![](https://ctic.ufu.br/sites/ctic.ufu.br/files//media/image//gestao_de_desenvolvimento_de_sistemas.png)
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Página 15 - Impressa em 18/02/2025 às 07:18:19
Gestão de Portfólio de Projetos
Como solicitar o serviço: Descrição do serviço:Analisar e planejar as solicitações de projeto e o acompanhamento da execução do projeto de modo a garantir o cumprimento das metas/ações do PDTIC
vigente.
Público-alvo: Órgão Administrativo
Serviços relacionados:
Setor responsável: Divisão de Sistemas
Diagrama do processo:
![](https://ctic.ufu.br/sites/ctic.ufu.br/files//media/image//microsoftteams-image_10.png)
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Página 16 - Impressa em 18/02/2025 às 07:18:19
GitHub Acadêmico
Como solicitar o serviço: Descrição do serviço:GIT é um sistema de controle de versões distribuído, usado principalmente no desenvolvimento de software, mas pode ser usado para registrar o histórico de edições de qualquer tipo de arquivo. O CTIC, parceria com o site github.com, dispõe para a comunidade acadêmica a criação de um ambiente próprio dentro do ambiente github, em que a unidade poderá incluir seus usuários, criar times e administrar sua organização.
Para solicitar este serviço é necessário realizar abertura de uma OS informando o nome da Unidade que será adicionada e um e-mail administrativo para configurar na criação dessa organização.
- Docentes
- Técnicos Administrativo
Público-alvo:
Serviços relacionados:
Setor responsável:
Diagrama do processo:
![Fluxo GitHub](https://ctic.ufu.br/sites/ctic.ufu.br/files//media/image//githubfluxo.jpg)
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Página 17 - Impressa em 18/02/2025 às 07:18:19
Implementação da Solução/Sistema
Como solicitar o serviço: Descrição do serviço:Construir soluções de software que atendam aos requisitos especificados e dentro dos padrões de qualidade de software.
Público-alvo: Órgão Administrativo
Serviços relacionados:
Setor responsável: Divisão de Sistemas
Diagrama do processo:
![](https://ctic.ufu.br/sites/ctic.ufu.br/files//media/image//implementacao_da_solucao_sistema.png)
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Página 18 - Impressa em 18/02/2025 às 07:18:19
Lista de E-mail
Como solicitar o serviço:- Inclusão de e-mail nas listas administrativas: é necessário realizar abertura de Ordem de Seviço (OS), indicando a lista e o e-mail que deve ser incluído.
- Exclusão de e-mail de uma determinada lista: é necessário realizar abertura de uma OS indicando a lista e o e-mail que deve ser excluído.
- Criação de Lista: a criação de uma lista é feita por meio da abertura de uma OS, na qual o solicitante deverá indicar o nome da lista (por padrão, todas as listas no final do nome é acrescentado a letra - L). A lista deve suportar e-mails externos à Universidade, e há possbilidade de ser indicado um administrador e/ou moderador, cujos e-mails deverão ser informados pelo solicitante na OS.
O CTI/UFU disponibiliza o serviço de lista de e-mail para melhor divulgação de informações e discussões no âmbito da Instituição. Existem listas que são abertas e comtemplam e-mails que não são @ufu.br, por exemplo, listas para atender demandas de coordenação de ensino que processam e divulgam informações para alunos ou ex alunos. Há também as listas criadas para tratar de assuntos administrativos e que contemplam somente e-mails as própria Instituição.
- Docentes;
- Estudantes;
- Funcionários com vínculo fundacional e terceirizado;
- Técnicos Administrativos.
Realizar o preenchimento do formulário na Ordem de Serviço que está disponivél em: https://atendimento.ufu.br
Público-alvo: Docente, Estudante, Fundação, Órgão Administrativo, Tercerizado, Técnico Administrativo, Unidade Acadêmica / Especial
Serviços relacionados:
Setor responsável:
Diagrama do processo:
![Lista de E-mail](https://ctic.ufu.br/sites/ctic.ufu.br/files//media/image//lista_de_e-mail.jpg)
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Página 19 - Impressa em 18/02/2025 às 07:18:19
Manutenção de sistemas
Como solicitar o serviço: Descrição do serviço:Analisar as solicitações de manutenção de sistemas de modo a garantir a segurança das aplicações, a sua disponibilidade e a sua adaptação às necessidades da instituição.
Público-alvo: Docente, Estudante, Fundação, Órgão Administrativo, Tercerizado, Técnico Administrativo, Unidade Acadêmica / Especial
Serviços relacionados:
Setor responsável: Divisão de Sistemas
Diagrama do processo:
![](https://ctic.ufu.br/sites/ctic.ufu.br/files//media/image//manutencao_de_sistemas.png)
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Manutenção de Websites
Como solicitar o serviço:Um dos responsáveis pelo website, conforme definidos pelo órgão solicitante (Diretor da Unidade Administrativa/Acadêmica ou Coordenador do Programa de Pós-graduação), deve abrir uma solicitação ao CTIC/UFU na categoria "Manutenção em Websites" via Sistema Integrado de Atendimento (SIA), através do link atendimento.ufu.br, descrevendo a solicitação de alteração ou problema a ser corrigido.
A manutenção de websites institucionais (alterações e correções de bugs), é realizada de acordo com as legislações vigentes e com a padronização dos sites estabelecida pelo CTIC/UFU.
Os responsáveis pelo website, conforme definidos pelo órgão solicitante (Diretor da Unidade ou Coordenador do Programa de Pós-graduação).
Adoção da padronização vigente para websites institucionais.
Público-alvo: Docente, Estudante, Órgão Administrativo, Técnico Administrativo, Unidade Acadêmica / Especial
Serviços relacionados:
Setor responsável:
Diagrama do processo:
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Monitoramento de Vulnerabilidades
Como solicitar o serviço: Descrição do serviço:Realizar o monitoramento de vulnerabilidades em sistemas para mitigação dos riscos cibernéticos.
Público-alvo: Órgão Administrativo
Serviços relacionados:
Setor responsável: Divisão de Sistemas
Diagrama do processo:
![](https://ctic.ufu.br/sites/ctic.ufu.br/files//media/image/microsoftteams-image_0.png)
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Office 365 A1 /A3
Como solicitar o serviço:- Trata-se de um serviço, utilizado por meio de um convênio firmado entre a Microsoft e Instituições Acadêmicas. Para solicitar o serviço é necessário ter um e-mail da Instituição (EX: fulano@ufu.br), e após a criação do e-mail (https://idufu.ufu.br), o usuário deve acessar a Plataforma do Office 365 através do Link:
A versão disponível é a Office 365 A1, essa versão SOMENTE concede acesso a plataforma ONLINE, PORTANTO NÃO inclui os aplicativos de área de trabalho do Office, portanto NÃO é possível baixar o pacote office, somente será baixado o OneDrive para sincronização de arquivos.
"Versão online totalmente gratuita do Office com email, videoconferência, integração com o correio de voz, hub personalizado para trabalhos escolares em equipe com o Microsoft Teams, ferramentas de conformidade e proteção de informações."
A versão do Office 365 A3, ela pode ser baixada e instalado em 5 equipamentos, o método de autenticação e através do e-mail @ufu.br e senha de autenticação na Plataforma da Microsoft, este tipo de licença está disponível apenas para Servidores e Alunos com vínculo
O Office 365 Education é uma compilação de serviços que permite colaborar e compartilhar trabalhos escolares. Atualmente, ele é disponibilizado gratuitamente para professores que trabalham em Instituições Acadêmicas e para alunos que frequentam essas Instituições.
A Microsoft fornecerá inicialmente 100Gb/usuário de armazenamento do OneDrive for Business (Sujeito a alteração da contratada), e todas as aplicações são utilizadas de forma online utilizando o navegador de internet. Estão disponíveis as seguintes aplicações: Word, Excel, PowerPoint, OneNote, Outlook, Teams, OneDrive, entre outros.
- Licenças A3
- Discentes;
- Docentes;
- Técnicos Administrativos.
- Licenças A1
- Terceirizados;
- Aposentados;
- Discentes sem vínculo.
Público-alvo: Docente, Estudante, Fundação, Tercerizado, Técnico Administrativo
Serviços relacionados:
Setor responsável: Divisão de Suporte ao Usuário
Diagrama do processo:
![](https://ctic.ufu.br/sites/ctic.ufu.br/files//media/image//office365.jpg)
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Página 23 - Impressa em 18/02/2025 às 07:18:19
Ponto de Rede
Como solicitar o serviço:- Novos Pontos: Para novos pontos de rede é necessário que seja realizado o preenchimento do formulário que está disponível em: https://atendimento.ufu.br
O solicitante deverá incluir na OS o Layout de como e onde devem ficar os pontos na sala, anexar na Ordem de Serviço. Após análise, a solicitação será enviada para atendimento da demanda pela empresa terceirizada contratada.
- Meio de acesso à rede de internet da UFU. Esta Instituição celebrou um contrato com uma empresa terceirizada que realiza a instalação, manutenção e remanejamento de pontos de rede.
- Docentes;
- Técnicos Administrativos.
- Entre 1 e 4 meses é o prazo estimado para a prestação deste serviço, levando-se em consideração a alta demanda que é constante.
Público-alvo: Docente, Tercerizado, Técnico Administrativo
Serviços relacionados: Ponto de Rede
Setor responsável: Divisão de Redes
Diagrama do processo:
![](https://ctic.ufu.br/sites/ctic.ufu.br/files//media/image//ponto_rede.jpg)
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Página 24 - Impressa em 18/02/2025 às 07:18:19
Ponto de Rede
Como solicitar o serviço:- Reparo de Ponto: O solicitante deve realizar a abertura de uma Ordem de Serviço com a identificação do ponto de rede e localização (Bloco, Andar e sala), para resolução do problema.
- Meio de acesso à rede de internet da UFU. Esta Instituição celebrou um contrato com uma empresa terceirizada que realiza a instalação, manutenção e remanejamento de pontos de rede.
- Docentes;
- Técnicos Administrativos.
- Entre 1 e 4 meses é o prazo estimado para a prestação deste serviço, levando-se em consideração a alta demanda que é constante.
Público-alvo: Docente, Tercerizado, Técnico Administrativo
Serviços relacionados: Ponto de Rede
Setor responsável: Divisão de Redes
Diagrama do processo:
![](https://ctic.ufu.br/sites/ctic.ufu.br/files//media/image//ponto_rede.jpg)
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Página 25 - Impressa em 18/02/2025 às 07:18:19
Ponto de Rede
Como solicitar o serviço:- Remanejamento de Pontos: para realizar o remanejamento dos pontos de rede já existentes em um local, é necessário realizar a abertura de uma Ordem de Serviço em: https://atendimento.ufu.br
- Meio de acesso à rede de internet da UFU. Esta Instituição celebrou um contrato com uma empresa terceirizada que realiza a instalação, manutenção e remanejamento de pontos de rede.
- Docentes;
- Técnicos Administrativos.
- Entre 1 e 4 meses é o prazo estimado para a prestação deste serviço, levando-se em consideração a alta demanda que é constante.
Público-alvo: Docente, Tercerizado, Técnico Administrativo
Serviços relacionados: Ponto de Rede
Setor responsável: Divisão de Redes
Diagrama do processo:
![](https://ctic.ufu.br/sites/ctic.ufu.br/files//media/image//ponto_rede.jpg)
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Página 26 - Impressa em 18/02/2025 às 07:18:19
Ponto de Rede
Como solicitar o serviço:- Retirada Ponto: para realizar a retirada do ponto de rede de um local, é necessário abertura de uma Ordem de Serviço, bem como preenchimento do formulário que está disponível em: https://atendimento.ufu.br, durante o preenchimento da Ordem de Serviço será solicitado todas as informações necessarias para atendimento.
- Meio de acesso à rede de internet da UFU. Esta Instituição celebrou um contrato com uma empresa terceirizada que realiza a instalação, manutenção e remanejamento de pontos de rede.
- Docentes;
- Técnicos Administrativos.
- Entre 1 e 4 meses é o prazo estimado para a prestação deste serviço, levando-se em consideração a alta demanda que é constante.
Público-alvo: Docente, Tercerizado, Técnico Administrativo
Serviços relacionados: Ponto de Rede
Setor responsável: Divisão de Redes
Diagrama do processo:
![](https://ctic.ufu.br/sites/ctic.ufu.br/files//media/image//ponto_rede.jpg)
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Página 27 - Impressa em 18/02/2025 às 07:18:19
Ponto de Rede
Como solicitar o serviço:- Cabos de Rede: são disponibilizados para comunidade universitária, mediante a abertura de uma Ordem de Serviço, cabos de rede nos padrões informado abaixo com valores, para que possam ser utilizados para conectar equipamentos patrimoniados na rede internet. Faz-se necessário preencher e anexar à Ordem de Serviço o formulário que se encontra disponível em: https://atendimento.ufu.br
-
Abaixo, apresentamos os valores dos Patch Cords conforme o contrato:
- Patch Cord 1,5m – Cat6: R$ 66,38
- Patch Cord 2,1m – Cat6: R$ 78,25
- Patch Cord 3,1m – Cat6: R$ 83,83
- Patch Cord 4,6m – Cat6: R$ 101,30
- Patch Cord 6,10m – Cat6: R$ 118,41
-
Caso seja necessária outra metragem, solicitamos que entre em contato para análise dos valores correspondentes.
- Meio de acesso à rede de internet da UFU. Esta Instituição celebrou um contrato com uma empresa terceirizada que realiza a instalação, manutenção e remanejamento de pontos de rede.
- Docentes;
- Técnicos Administrativos.
- Entre 1 e 4 meses é o prazo estimado para a prestação deste serviço, levando-se em consideração a alta demanda que é constante.
Público-alvo: Docente, Tercerizado, Técnico Administrativo
Serviços relacionados: Ponto de Rede
Setor responsável: Divisão de Redes
Diagrama do processo:
![](https://ctic.ufu.br/sites/ctic.ufu.br/files//media/image//ponto_rede.jpg)
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Página 28 - Impressa em 18/02/2025 às 07:18:19
Portal de Eventos UFU
Como solicitar o serviço:Abrir uma solicitação no Sistema Integrado de Atendimento - SIA (atendimento.ufu.br).
1. Para solicitar a criação de página de Evento no Portal de Eventos UFU:
- Após acessar o SIA e clicar na categoria "Portal de Eventos", selecione o serviço "Criação de página de Evento", preencha os campos do formulário e aguarde o atendimento da solicitação pela equipe responsável no CTIC.
2. Para solicitar permissão de edição em página de Evento no Portal de Eventos UFU:
- Efetuar login em: http://www.eventos.ufu.br/user (com e-mail e senha do e-mail UFU);
- Após o primeiro acesso, o login será criado automaticamente;
-
Feito isso, acessar o SIA, clicar na categoria "Portal de Eventos", selecionar o serviço "Permissão de edição em Evento", preencher os campos do formulário e aguardar o atendimento da solicitação pela equipe responsável no CTIC.
A confirmação do atendimento da solicitação será enviada por e-mail automático após o atendimento no SIA.
3. Para solicitar treinamento em página de Evento no Portal de Eventos UFU:
- Após acessar o SIA e clicar na categoria "Portal de Eventos", selecione o serviço "Treinamento para Edição", preencha os campos do formulário e aguarde o contato da equipe responsável para agendar o treinamento.
4. Para esclarecimento de dúvidas em página de Evento no Portal de Eventos UFU:
- Após acessar o SIA e clicar na categoria "Portal de Eventos", selecione o serviço "Dúvidas", preencha os campos do formulário e aguarde o atendimento da solicitação pela equipe responsável no CTIC.
O Portal de Eventos UFU (www.eventos.ufu.br), foi concebido pelo CTIC/UFU com o objetivo de divulgar, por meio de mídia online, os eventos institucionais, científicos e/ou culturais realizados pela Universidade Federal de Uberlândia. Este Portal está integrado à página principal da UFU (www.ufu.br), e ao Portal Comunica - o portal de notícias da UFU (www.comunica.ufu.br). O gerenciamento de conteúdo do evento é de responsabilidade do órgão solicitante.
Por meio deste serviço, o CTIC/UFU disponibiliza à Comunidade UFU a possibilidade de:
- Solicitar criação de página de Evento no Portal de Eventos UFU;
- Solicitar permissão de edição em página de Evento no Portal de Eventos UFU;
- Solicitar treinamento em página de Evento no Portal de Eventos UFU;
- Solicitar esclarecimento de dúvidas em página de Evento no Portal de Eventos UFU.
Responsáveis pelo evento nas Unidades Acadêmicas (Faculdades e Institutos), Órgãos Administrativos, Órgãos Suplementares (Hospitais), Conselhos e Reitoria podem solicitar uma página para divulgação de evento no Portal de Eventos da UFU.
É necessário que o evento seja vinculado à UFU, tendo como unidade responsável pelo menos um órgão da UFU, e o solicitante deve possuir e-mail institucional (ufu.br).
As demandas são executadas em ordem cronológica, respeitadas as datas das solicitações e ainda de acordo com a disponibilidade da equipe da Divisão de Websites para atendimento das mesmas.
Legislações:Público-alvo: Docente, Estudante, Órgão Administrativo, Técnico Administrativo, Unidade Acadêmica / Especial
Serviços relacionados: Desenvolvimento de Websites
Setor responsável: Divisão de Websites
Diagrama do processo:
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Página 29 - Impressa em 18/02/2025 às 07:18:19
Rede WIFI UFU
Como solicitar o serviço:- A rede disponibiliza dois perfis de conexão: UFU-Portal e UFU-institucional. Os perfis Portal e Institucional usam um método mais simples de autenticação, e pode ser facilmente configurado em smartphones, tablets, netbooks e notebooks. Para se conectar escolha algum perfil de rede e conecte com seu e-mail @ufu.br.
- O CTI/UFU, em parceria com a Rede Nacional de Pesquisa, disponibiliza acesso à rede EDUROAM WI-FI, com convênios entre várias instituições de ensino em países diversos, também utilizada com seu e-mail @ufu.br.
Mapa Rede Eduroam:
https://monitor.eduroam.org/map_service_loc.php
- Uma rede sem fio é uma infraestrutura de comunicação que permite a transmissão de dados e informações sem a necessidade do uso de cabos.
- Como usar a Rede WI-FI UFU? O usuário tem acesso à rede da UFU com sua conta de e-mail institucional, em qualquer localidade que possua cobertura.
- Docentes;
- Estudantes;
- Funcionários com vínculo fundacional e terceirizados;
- Técnicos Administrativos.
Público-alvo: Docente, Estudante, Fundação, Técnico Administrativo
Serviços relacionados:
Setor responsável:
Diagrama do processo:
![Para Evento](https://ctic.ufu.br/sites/ctic.ufu.br/files//media/image//wifi_evento.jpg)
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Página 30 - Impressa em 18/02/2025 às 07:18:19
Segurança da Informação - VPN
Como solicitar o serviço:- Liberação de Portas - Deverá ser realizada uma Ordem de Serviço, informando as portas a serem liberadas e justificando a necessidade da demanda.
- Liberação de Acesso Externo (VPN) – a solicitação deve ser realizada via https://atendimento.ufu.br, de acordo com o procedimento a seguir:
- Caso o acesso seja relacionado a atividades administrativas, preencher todas as informações solicitadas na Ordem de Serviço através https://atendimento.ufu.br e solicitar a chefia imediata que realize a aprovação.
- Caso o acesso seja relacionado a atividades acadêmicas (aulas, atividades de pesquisa, etc), preencher todas as informações solicitadas na abertura Ordem de Serviço através https://atendimento.ufu.br , Para o área acadêmica e necessário incluir documento como anexo com as informações dos aluno( Nome Completo, E-mail, Curso, Telefone fixo e Celular) solicitar a chefia imediata que realize a aprovação.
A segurança da informação está diretamente relacionada com a proteção de um conjunto de informações, no sentido de preservar o valor que possuem para um indivíduo ou uma organização. São propriedades básicas da segurança da informação: confidencialidade, integridade, disponibilidade, autenticidade e legalidade.
- Docente;
- Técnicos Administrativos.
- Discentes (Docente responsável deve realizar a solicitação de VPN acadêmica)
- Tempo de execução do serviço: 24 a 72 horas.
Público-alvo: Docente, Técnico Administrativo
Serviços relacionados: Usuario de Rede
Setor responsável:
Diagrama do processo:
![VPN](https://ctic.ufu.br/sites/ctic.ufu.br/files//media/image/vpn_1.jpg)
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Página 31 - Impressa em 18/02/2025 às 07:18:19
Segurança da Informação - VPN
Como solicitar o serviço:- Liberação de Portas - Deverá ser realizada uma Ordem de Serviço, informando as portas a serem liberadas e justificando a necessidade da demanda.
- Liberação de Acesso Externo (VPN) – a solicitação deve ser realizada via https://atendimento.ufu.br, de acordo com o procedimento a seguir:
- Caso o acesso seja relacionado a atividades administrativas, preencher todas as informações solicitadas na Ordem de Serviço através https://atendimento.ufu.br e solicitar a chefia imediata que realize a aprovação.
- Caso o acesso seja relacionado a atividades acadêmicas (aulas, atividades de pesquisa, etc), preencher todas as informações solicitadas na abertura Ordem de Serviço através https://atendimento.ufu.br , Para o área acadêmica e necessário incluir documento como anexo com as informações dos aluno( Nome Completo, E-mail, Curso, Telefone fixo e Celular) solicitar a chefia imediata que realize a aprovação.
- Liberação de Portas - Porta é um software de aplicação específica ou processo específico, servindo de ponto final de comunicações em um sistema operacional hospedeiro de um computador. Uma porta tem associação com o endereço de IP do hospedeiro, assim como o tipo de protocolo usado para comunicação. O propósito das portas é singularmente identificar aplicações e processos de um único computador, e assim possibilitar o compartilhamento de uma única conexão física com uma rede de comutação de pacotes, como a internet.
- Liberação de Acesso Externo (VPN) - Uma VPN (Virtual Private Network – Rede privada virtual) é uma conexão estabelecida sobre uma infraestrutura pública ou compartilhada, usando tecnologias de tunelamento e criptografia para manter seguros os dados trafegados. Permite, deste modo, o acesso à rede da Universidade a partir de qualquer ambiente externo, com a possibilidade de se conectar a um computador ou serviço localizado dentro da rede da UFU através da Internet, e assim controlar e trabalhar diretamente sobre o referido sistema, independentemente da distância física que separa ambos.
- Docente;
- Técnicos Administrativos.
- Discentes (Docente responsável deve realizar a solicitação de VPN acadêmica)
- Tempo de execução do serviço: 24 a 72 horas.
Público-alvo: Docente, Técnico Administrativo
Serviços relacionados: Usuario de Rede
Setor responsável:
Diagrama do processo:
![VPN](https://ctic.ufu.br/sites/ctic.ufu.br/files//media/image/vpn_1.jpg)
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Página 32 - Impressa em 18/02/2025 às 07:18:19
Serviço Servidor de Arquivo
Como solicitar o serviço:Este serviço e prestado apenas para as Unidades Administrativas da Universidade, para solicitar o acesso dever ser realizado uma abertura de OS em https://atendimento.ufu.br, informando o diretório que deve ser liberado o tipo de acesso, esse tipo de Ordem de Serviço e necessário que seja aprovado pela chefia imediata, e suma importância que todas as informações sejam descritas.
Serviço dedicado ao armazenamento e destribuição de arquivos na rede, para atender as unidades administrativas da instituição.
- Aluno(Estagiario)
- Docentes
- Técnicos Administrativos
Público-alvo: Docente, Estudante, Fundação, Tercerizado, Técnico Administrativo
Serviços relacionados:
Setor responsável:
Diagrama do processo:
![](https://ctic.ufu.br/sites/ctic.ufu.br/files//media/image//servidor_arquivo.jpg)
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Página 33 - Impressa em 18/02/2025 às 07:18:19
Solicitação de atendimento
Como solicitar o serviço: Descrição do serviço:Recepcionar as demandas da comunidade de usuários UFU relacionadas às necessidades de suporte aos sistemas mantidos pela Divisão de Sistemas.
Público-alvo: Docente, Estudante, Tercerizado, Técnico Administrativo
Serviços relacionados:
Setor responsável: Divisão de Sistemas
Diagrama do processo:
![](https://ctic.ufu.br/sites/ctic.ufu.br/files//media/image//solicitacao_de_atendimento.png)
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Página 34 - Impressa em 18/02/2025 às 07:18:19
Solicitação de novos projetos TIC
Como solicitar o serviço:- O solicitante deve preencher o “Documento de Oficialização de Demanda” no SEI, e tramitar para o Comitê de Governança Digital (CGD)
- O CGD fará a análise da demanda e emitirá um parecer.
- Caso o parecer seja favorável, o CGD adicionará a demanda ao Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) vigente, respeitando os períodos de revisão do mesmo.
- A execução das demandas do PDTIC são realizadas pelo CTI/UFU, seguindo a ordem de priorização definidas no plano.
- A Divisão de Sistemas do CTI/UFU cria um projeto de desenvolvimento de software seguindo as fases de: iniciação, elaboração, construção e finalização.
- O CTI/UFU realiza em seguida a Gestão de Portfólio de Projetos.
Recepcionar e avaliar a necessidade de novas soluções de sistemas alinhada aos objetivos estratégicos da instituição.
- Gestores responsáveis por Unidades da UFU.
Público-alvo: Órgão Administrativo, Unidade Acadêmica / Especial
Serviços relacionados:
Setor responsável: Divisão de Sistemas
Diagrama do processo:
![](https://ctic.ufu.br/sites/ctic.ufu.br/files//media/image//solicitacao_de_novos_projetos_tic.png)
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Página 35 - Impressa em 18/02/2025 às 07:18:19
Treinamento em manutenção de conteúdos de websites
Como solicitar o serviço:Abrir uma solicitação ao CTIC/UFU na categoria "Treinamento em Manutenção de Conteúdo de Websites" via Sistema Integrado de Atendimento (SIA), através do link atendimento.ufu.br, e preencher as informações solicitadas no formulário.
Fornecimento de treinamento aos responsáveis pela gestão e manutenção dos conteúdos de websites Drupal, conforme designados pelo responsável em cada órgão da instituição.
Pessoa previamente autorizada pelo responsável pelo website a realizar as manutenções em seu conteúdo, ou o próprio responsável pelo website (Diretor da Unidade Administrativa, Diretor da Unidade Acadêmica ou Coordenador do Programa de Pós-graduação).
Estar previamente autorizado pelo responsável pelo website (Diretor da Unidade Administrativa, Diretor da Unidade Acadêmica ou Coordenador do Programa de Pós-graduação) a realizar as manutenções em seu conteúdo.
As demandas são executadas em ordem cronológica, respeitadas as datas das solicitações e ainda de acordo com a disponibilidade da equipe da Divisão de Websites para atendimento das mesmas.
Legislações:Público-alvo: Docente, Órgão Administrativo, Tercerizado, Técnico Administrativo, Unidade Acadêmica / Especial
Serviços relacionados: Desenvolvimento de Websites, Manutenção de Websites
Setor responsável: Divisão de Websites
Diagrama do processo:
Universidade Federal de Uberlândia
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Página 36 - Impressa em 18/02/2025 às 07:18:19
Usuario de Rede
Como solicitar o serviço:- Para este serviço o usuario precisa ter o e-mail institucional, após a sua criação os acessos aos equipamentos da UFU já estão liberados.
- Para acesso dos Alunos/Estagiarios, e necessario realizar abertura de OS para que possamos liberar acesso dos estagiarios nas maquinas administrativass da Instituição, os usuarios por padrão são bloqueados para o aesso, a abertura de OS deve ser realizada pela sua chefia imediata que normalmente são Técnicos Administrativos ou docentes da Universidade.
Usuario de rede identifica quem esta realizando acesso ao equipamento, este usuario e único e intrasferivél, o CTIC realizou o processo de integração com seus usarios de e-mail, para utilizar os equipamentos que estão no Dominio UFU, o acesso aos equipamentos são realizados através do ID UFU, seria apenas o usuario @ufu.br
- Alunos(Estagiarios)
- Docentes
- Técnico Administrativo
- Terceirizados
Público-alvo: Docente, Estudante, Fundação, Tercerizado, Técnico Administrativo
Serviços relacionados:
Setor responsável:
Diagrama do processo:
![](https://ctic.ufu.br/sites/ctic.ufu.br/files//media/image//user_rede.jpg)
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Página 37 - Impressa em 18/02/2025 às 07:18:19
Usuario de Rede
Como solicitar o serviço:- Colaborador Terceirizado
Primeira Etapa - Inclusão SG - (O processo deverá ser individual para cada colaborador)
I – Iniciar processo com tipo "Pessoal: Prestação de Serviços de Colaboradores e Autônomos (Inclusive Licitações)" no sistema SEI;
II - Na aba "Incluir documento", selecione o “Formulário de Cadastro no Sistema SG";
III – Gera o documento incluindo a descrição referente ao cadastro, e preenche em seguida o formulário selecionado;
IV – Enviar para a unidade "DICOT - Divisão de Controle Técnico".
V- Aguardar o encaminhamento de conclusão pela DICOT e posteriormente solicitar ao CTIC a criação do e-mail institucional;
VI - De posse do encaminhamento citado no item V, criar e-mail junto ao CTIC, e posteriormente executar a Segunda Etapa
VIII - PROCEDIMENTOS PARA CRIAR E-MAIL (Segunda Etapa):
idufu.ufu.br
Nova Id UFU
Escolha seu vínculo com a UFU: Terceirizado ou Fundacional
Para Maria Marcolina Juvenília Menezes de Oliveira:
Primeiro Nome: Maria
Último nome: Oliveira
Disponível Base de Conhecimento
Usuario de rede identifica quem esta realizando acesso ao equipamento, este usuario e único e intrasferivél, o CTIC realizou o processo de integração com seus usarios de e-mail, para utilizar os equipamentos que estão no Dominio UFU, o acesso aos equipamentos são realizados através do ID UFU, seria apenas o usuario @ufu.br
- Alunos(Estagiarios)
- Docentes
- Técnico Administrativo
- Terceirizados
Público-alvo: Docente, Estudante, Fundação, Tercerizado, Técnico Administrativo
Serviços relacionados:
Setor responsável:
Diagrama do processo:
![](https://ctic.ufu.br/sites/ctic.ufu.br/files//media/image//user_rede.jpg)
Universidade Federal de Uberlândia
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Página 38 - Impressa em 18/02/2025 às 07:18:19
Usuario de Rede
Como solicitar o serviço:- Como utilizar os computadores UFU - Dominio
Após o usuário de e-mail criado, automaticamente e criado o usuário de rede todo os equipamentos da universidade que estiverem sendo administrados pelo CTIC e no domínio UFU basta você utilizar o ID do e-mail por exemplo
- E-mail – fulano@ufu.br
- Usuário de rede – fulano
OBS. Sempre utilizar a mesma senha para acesso tanto no e-mail quanto usuário de rede.
Usuario de rede identifica quem esta realizando acesso ao equipamento, este usuario e único e intrasferivél, o CTIC realizou o processo de integração com seus usarios de e-mail, para utilizar os equipamentos que estão no Dominio UFU, o acesso aos equipamentos são realizados através do ID UFU, seria apenas o usuario @ufu.br
- Alunos(Estagiarios)
- Docentes
- Técnico Administrativo
- Terceirizados
Público-alvo: Docente, Estudante, Fundação, Tercerizado, Técnico Administrativo
Serviços relacionados:
Setor responsável:
Diagrama do processo:
![](https://ctic.ufu.br/sites/ctic.ufu.br/files//media/image//user_rede.jpg)