redes

Serviço

Rede Sem Fio (Wi-Fi UFU)

por Portal CTIC
Publicado: 21/09/2017 - 10:24
Última modificação: 18/05/2018 - 10:27
Público-alvo: 
Estudante / Docente / Técnico Administrativo / Órgão Administrativo / Unidade Acadêmica / Especial
Assunto: 
Infraestrutura / Internet / Redes / Suporte
Área de Atendimento: 
Infraestrutura e Redes
Definições: 

Rede Wi-Fi UFU é a rede sem fio corporativa, que usa a tecnologia Aruba Networks, para entregar simplicidade, segurança, e mobilidade. Com sua conta de email institucional voce tem acesso a rede da UFU em qualquer campi, prédio, e até áreas externas, que já possuam cobertura. E pode até caminhar pelo campus enquanto fala ao smartphone usando o serviço de VoIP.

Mapa Wifi
Mapas de Cobertura
Orientações: 

Como usar a Rede Wi-Fi UFU? Basta verificar na tabela abaixo se o prédio ou área onde voce está possui cobertura, a rede disponibiliza dois perfis de conexão UFU-Portal e UFU-Institucional. O perfil UFU-Portal usa um método simples de autenticação, e pode ser facilmente configurado em smartphones, tablets, netbooks, e notebooks. Para se conectar escolha esse perfil nas configurações de rede e tente acessar um site qualquer. Será apresentada uma tela de login, use seu email da UFU e senha para logar.

O perfil UFU-Institucional usa criptografia para transferir seus dados e exige uma configuração mais complexa, que precisa ser executada apenas uma vez. Basta seguir os tutoriais abaixo, dependendo do seu sistema operacional. Use seu email da UFU e senha na configuração.

O prédio ou área não possui rede sem fio, como solicitar? A primeira fase do projeto de rede sem fio já está encerrada e é necessário que o diretor de sua unidade acadêmica/administrativa envie um memorando interno ao diretor do CTI, informando o interesse em participar da segunda fase. Dependo da criticidade e urgência recomenda-se solicitar um ponto de rede.

Estou recebendo um visitante, como ele acessa a rede? Basta solicitar ao Atendimento Técnico uma conta de convidado para a rede sem fio. É necessário fornecer o nome completo do visitante, telefone de contato, o prazo de validade da conta, e o nome completo do solicitante, que ficará responsável pela conta.

Serviços Relacionados: 
Serviço

Pontos de Rede

por Portal CTIC
Publicado: 21/09/2017 - 10:18
Última modificação: 18/05/2018 - 10:19
Público-alvo: 
Docente / Técnico Administrativo / Órgão Administrativo
Assunto: 
Infraestrutura / Redes
Área de Atendimento: 
Infraestrutura e Redes
Setor Responsável: 
+55 34 3239-4297 Ramal: 4297
Definições: 

Rede sem fio é o método preferencial de acesso à rede da universidade, portanto, antes de disparar qualquer solicitação relacionada com pontos de rede consulte a página da rede sem fio corporativa Rede sem fio (Wi-Fi UFU) e verifique se ela já está disponível em seu local de trabalho e se é possível adequar o seu computador para usar essa rede. Em último caso, estão descritos abaixo os procedimento para solicitações envolvendo pontos de rede.

Se o ponto de rede já existe mas não funciona é provável que o problema possa ser resolvido internamente, nesse caso a solicitação deve proceder conforme orientado em Reparo. Se o ponto de rede deve ser removido, movido de lugar, ou um novo ponto de rede está sendo solicitado, o problema será resolvido por uma empresa terceirizada. Nesse caso a solicitação deve proceder conforme orientado em  Remanejamento, Retirada, ou Instalação, e as solicitações bem sucedidas retornarão um número de OS, com o qual pode-se acompanhar a posição na fila de atendimento e há quanto tempo a ordem de serviço está aguardando, consultando a tabela abaixo. Se sua OS não aparece na fila, muito provavelmente ela foi fechada e um email foi enviado informando o motivo.

Para solicitar os serviços de pontos de rede, selecione uma das opções abaixo: 

  • Reparo de Pontos de Rede
  • Remanejamento de Pontos de Rede (temporariamente indisponível)
  • Retirada de Infraestrutura e Pontos de Rede (temporariamente indisponível)
  • Instalação/Reinstalação de Pontos de Rede (temporariamente indisponível)

Devido ao encerramento do contrato de serviços de infra-estrutura de rede, o CTI retirou temporariamente a possibilidade de abertura de Ordens de Serviços. Solicitamos que aguarde a reabertura no sistema assim que a situação seja administrativamente resolvida.

Serviços Relacionados: 
Tópicos: 
Unidade Organizacional

Divisão de Redes

DR
por Portal CTIC
Publicado: 13/06/2016 - 00:45
Última modificação: 24/03/2021 - 16:07

Competências:

A Divisão de Redes é responsável pelo projeto, aquisição, implantação e operação da infraestrutura de redes de dados da Universidade Federal de Uberlândia abrangendo os seguintes aspectos:

  • Contrato de infraestrutura de cabeamento estruturado para redes de dados;

  • Contrato de links de comunicação de dados entre os vários campi e unidades da instituição;

  • Gestão de soluções nas áreas de energia, comunicação, processamento, memória, armazenamento e segurança de dados específicos para DataCenters;

  • Gestão de servidores virtuais incluindo serviços básicos de rede, e-mail, banco de dados, webservers, autenticação, armazenamento, sistemas de gestão, monitoramento e backup;

  • Desenvolvimento e manutenção da solução de identidade digital IdUFU.

Ocupantes e cargos: 
Veja as informações em Equipe.

Legislações: 
Veja as informações em Legislações.

Área de Atendimento: 
Infraestrutura e Redes
Unidade Organizacional Superior: 
+55 34 3239-4297 Ramal: 4297
Horário de Atendimento: 
Segunda à sexta-feira das 08:00 às 12:00 e 13:30 às 17:30 horas
Endereço:
Divisão de Redes
Diretoria de Infraestrutura e Suporte ao Usuário
Universidade Federal de Uberlândia
Campus Santa Mônica - Bloco 1J - Sala 1J204 e 1J206
Av. João Naves de Ávila, 2121
Uberlândia - Minas Gerais - Brasil
CEP: 
38400-902