Formatação de Equipamentos
O serviço de formatação consiste em excluir todo o conteúdo do disco rígido da máquina com o objetivo de reinstalar o sistema operacional. Trata-se de um procedimento simples, e acredita-se que essa seja a forma mais eficaz de "limpar" um computador atualmente.
O atendimento para formatação é direcionado exclusivamente para microcomputadores, notebooks e netbooks patrimoniados pela UFU, e a solicitação deverá seguir as orientações abaixo:
1) Antes de enviar o computador patrimoniado ao CTI, o backup (cópias de arquivos), que eventualmente deva ser realizado é de inteira responsabilidade do usuário, ficando o CTI isento de qualquer responsabilidade quanto a perda de dados durante o processo de manutenção/formatação;
2) É necessária a abertura de uma Ordem de Serviço para cada equipamento patrimoniado;
3) Se a máquina não for entregue pelo usuário ao Setor de Suporte no prazo de cinco dias úteis (contados da data da abertura da Ordem de Serviço), a O.S. será encerrada. Logo, será necessário registrar uma nova O.S;
4) Para máquinas que não possuam o sistema operacional licenciado, o Diretor da Unidade deverá providenciar a aquisição da licença do Sistema Operacional Microsoft Windows no Sistema de Gestão da UFU, que pode ser acessado no link: www.sg.ufu.br (Solicitação de produto no catálogo do Sistema de Gestão da UFU). Este é o código para aquisição do Windows através do catálogo do SG: 2443310;
5) Na impossibilidade da solicitação da licença do Sistema Operacional Microsoft Windows no Sistema de Gestão da UFU, após a formatação será instalado o LINUX. Ressalta-se que não são instalados sistemas operacionais não legalizados, em nenhuma hipótese;
6) Para os campi do Pontal, Monte Carmelo e Patos de Minas, a quantidade de máquinas a ser entregue por vez por um mesmo usuário não poderá ultrapassar o limite máximo de cinco equipamentos. Portanto, se houver a necessidade de formatação de um número maior, inicialmente abra cinco Ordens de Serviço (uma O.S para cada máquina), e entregue somente cinco equipamentos por vez. Quando essas máquinas forem retiradas do CTI após o processo de formatação, o usuário poderá registrar novas Ordens de Serviço para os equipamentos restantes;
7) Locais para entrega e retirada dos equipamentos:
7.1) Para máquinas localizadas no Campus Santa Mônica, o usuário e/ou servidor responsável deverá entregar a máquina no setor de atendimento da Divisão de Suporte ao Usuário/CTI/UFU, localizado no Bloco J - Segundo Piso - Sala 216 (ao lado do Centro de Convivência). Telefone para contato: (34) 3239-4303;
7.2) Para máquinas localizadas no Campus Umuarama, o usuário e/ou servidor responsável deverá entregar a máquina no setor de atendimento da Divisão de Suporte ao Usuário/CTI/UFU, localizado na Av. Pará, nº. 1720, Bloco 2Y - Campus Umuarama – Primeiro Piso, Sala 16. Telefones para contato: (34) 3225-8047, 3225-8046;
7.3) Para máquinas localizadas no Campus Avançado de Monte Carmelo, o usuário e/ou servidor responsável deverá entregar a máquina no setor de atendimento da Divisão de Suporte ao Usuário/CTI/UFU, localizado no Campus Araras-Bloco 1A-Sala 408. Telefone para contato: (34) 3810-1020;
7.4) Para máquinas localizadas no Campus Avançado de Patos de Minas, o usuário e/ou servidor responsável deverá entregar a máquina no setor de atendimento da Divisão de Suporte ao Usuário/CTI/UFU, localizado no Prédio Palácio dos Cristais-Sala 205-Segundo Andar. Telefone para contato: (34) 3823-3714 (Ramal 33 - CTI);
7.5) Para máquinas localizadas no Campus Avançado do Pontal, o usuário e/ou servidor responsável deverá entregar a máquina no setor de atendimento da Divisão de Suporte ao Usuário/CTI/UFU, localizado no Bloco 1B-Subsolo-Sala do CTI. Telefones para contato: (34) 3271-5275, (34) 3271-5276 e (34) 3271-5277;
8) Se a máquina estiver na Divisão de Suporte do CTI para ser formatada e for constatado algum problema físico, o usuário é o único responsável por retirar esse equipamento no CTI e abrir um P.S.M para manutenção, se for o caso. O P.S.M deve ser realizado em: http://www.sme.ufu.br/;
9) No caso de NOTEBOOK, se faz necessário o envio do cabo de alimentação, sem o qual é impossível realizar a tarefa de formatação;
10) Para a retirada da máquina recém-formatada, o solicitante deverá apresentar um documento pessoal original, conforme se segue:
a) Servidores da UFU: identidade funcional e carteira de identidade ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
b) Alunos/estagiários: Identidade estudantil e carteira de identidade ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
c) Servidores terceirizados: crachá da empresa terceirizada e carteira de identidade ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
- Docentes;
- Estagiários;
- Técnicos Administrativos.
Formatação Equipamento
- Quando o equipamento é identificado com problemas no sistema operacional, o mesmo deve ser encaminhado para qualquer unidade do CTI (de acordo com a localização da máquina), para que possa ser realizada a formatação, se for caso, mediante abertura prévia de uma Ordem de Serviço no sistema https://atendimento.ufu.br. Após o registro da O.S, o solicitante deve encaminhar o equipamento ao CTI.
- Obs: O backup é de inteira responsabilidade do solicitante da demanda.
Aplicação Padrão UFU
Existem algumas aplicações padronizadas e que são instaladas previamente nos equipamentos, cuja manutenção é realizada pelo CTI, conforme especificado abaixo. Haverá análise prévia de necessidade para aplicações que não estejam nessa lista.
SOFTWARES HOMOLOGADOS |
DESCRIÇÃO |
TIPO* |
Sistema Operacional Windows 10 Professional |
Sistema Operacional |
Licenciado |
Microsoft Office Pro Plus 2016 |
Pacote Office |
Licenciado |
Foxit PDF |
Leitor de PDF |
Gratuito |
7-Zip |
Descompactador |
Gratuito |
Spark |
Comunicador Interno |
Gratuito |
Skype |
Comunicador |
Gratuito |
Flash Player |
Pluging |
Gratuito |
Symantec |
Antivirus |
Licenciado |
Owncloud |
Nuven UFU |
Gratuito |
Firefox |
Browser |
Gratuito |
Google Chrome |
Brawser |
Gratuito |
Java |
|
Gratuito |
Notepad ++ |
Editor |
Gratuito |
BrOffice |
Editor |
Gratuito |