E-mail

por Portal CTIC
Publicado: 16/10/2019 - 14:54
Última modificação: 25/01/2024 - 11:26
Descrição do serviço: 
  •  E-mail é um método que permite compor, enviar e receber mensagens através de Sistemas Eletrônicos de Comunicação. O termo “e-mail ”é aplicado aos sistemas que utilizam a Internet e que são baseados nos Protocolos POP3, IMAP e SMTP.
Quem pode solicitar o serviço: 
  • Alunos;
  • Docentes;
  • Funcionários com vínculo fundacional e terceirizado;
  • Técnicos Administrativos.
Como solicitar o serviço: 

Para solicitar o serviço é preciso ter algum vínculo com a Instituição “UFU”.

  • Aluno: Após a admissão na instituição, o aluno tem o direito de utilizar um e-mail institucional (@ufu.br). Para ativar este serviço, é necessário que o aluno esteja ciente do número de matrícula atribuído durante o processo de cadastro. A criação do e-mail institucional pode ser realizada através do acesso ao site https://mail.ufu.br/, onde serão solicitadas algumas informações para o devido preenchimento.

    Em caso de dúvidas ou necessidade de orientações durante o processo, um tutorial completo está disponível, oferecendo um guia passo-a-passo para facilitar a ativação do e-mail institucional. O tutorial pode ser consultado em:

                   Procedimentos para a criação de E-mail @ufu.br institucional para discentes — Sistemas UFU v0.0.29 documentation

  • Docente / Técnico Administrativo : A criação do e-mail institucional destinado aos servidores da UFU com matrícula SIAPE (Técnicos e Docentes) só será liberada após a conclusão do cadastro do SIAPE na base interna da Universidade. Para efetuar esse processo, o usuário deve acessar o site https://mail.ufu.br/.

Tutorial 

Procedimentos para a criação de E-mail @ufu.br institucional para servidores ativos e aposentados — Sistemas UFU v0.0.29 documentation

  • Fundação / Terceirizado: Para os servidores das Fundações ou Terceirizado, é necessário que o Diretor responsável formalize o cadastro da Matrícula SG e inicie o processo no SEI - Sistema Eletrônico de Informações (https://www.sei.ufu.br/). No SEI, utilize a Base de Conhecimento e faça uma pesquisa por palavras-chave como "SECDIRAP" e "ENTER". Em seguida, clique na função específica: Cadastro (Terceirizado e Fundacionais) para acessar o formulário de cadastro de e-mail institucional e usuário SEI.

    Após a conclusão desse cadastro no SEI, o servidor torna-se responsável por criar o seu e-mail institucional @ufu.br. Para isso, utilize o site: https://mail.ufu.br/.

Tutorial 

Procedimentos para a criação de E-mail @ufu.br institucional para Terceirizados — Sistemas UFU v0.0.29 documentation

Outras informações: 
  • E-mail Administrativo

         E-mail administrativo normalmente é solicitado para suprir uma necessidade dos setores acadêmicos e administrativos da Instituição, sendo utilizado para a comunicação interna e externa dos setores. As Unidades podem solicitar o e-mail através do sistema de Ordem de Serviço https://atendimento.ufu.br e preencher todos os campos que serão solicitados, após o preenchimento será solicitado a aprovação da chefia imediata.

NÃO esta sendo necessario realizar o processo no SEI todo formualrio está incluido na abertura da Ordem de Serviço.

 

 

  • Cancelamento do E-mail Administrativo

Caso a Unidade Acadêmica ou Administrativa da Instituição não utilize mais o e-mail administrativo, é necessário solicitar o cancelamento do mesmo, o procedimento e realizado via Ordem de Serviço em https://atendimento.ufu.br. Após a abertura da OS será solicitado a aprovação da chefia imediata.

  • Troca de Responsável - E-mail Administrativo

Para todos e-mails administrativos, é obrigatória indicação de um responsável em administrar a conta de e-mail, e sendo assim, quando ocorrer alteração, é necessário realizar a substituição do responsável via Ordem de Serviço que está disponível em https://atendimento.ufu.br.

  • Cancelamento E-mail Pessoal 

Para realizar o cancelamento do e-mail  e necessário comparecer ao CTIC pessoalmente portando documento valido ou crachá da universidade e após o preenchimento do formulário e assinatura do solicitante a conta de e-mail será excluída.

  • Alteração Senha E-mail Administrativo

Para a solicitação de alteração de senha e necessário que seja realizado abertura de OS em https://atendimento.ufu.br, será solicitado o preenchimento de alguns campos necessarios para a solicitação,  após a abertura da Ordem de Serviço será solicitado a aprovação da alteração para a chefia imediata. 

  • Quota 

Na instituição temos 4 modalidades de e-mail e cada um comtempla uma quota especifica

  • Alunos – 100GB
  • Docentes e Técnicos Administrativos – 100GB
  • Administrativo – 50GB 
Tempo de execução do serviço: 
  • Entre 1 e 3 meses é o tempo estimado para a prestação destes serviços.
  • O serviço para contas administrativas leva em torno de 2 a 7 dias para realizar o procedimento.
Diagrama do processo: 
Processo de Criação de E-mail
Criação E-mail
Público-alvo: 
Docente, Estudante, Fundação, Órgão Administrativo, Tercerizado, Técnico Administrativo, Unidade Acadêmica / Especial